Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CONSCIENTIZAÇÃO | Servidores assistem à palestra sobre doação de sangue

18/06/2018

Nesta segunda-feira (18), a Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão – por meio da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial – promoveu uma palestra com o tema “Mitos e Verdades sobre a Doação de Sangue”, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O evento aconteceu no Centro Administrativo do TJMA, localizado na Rua do Egito, Centro.

A iniciativa visa incentivar a doação de sangue entre os servidores do Poder Judiciário e dar continuidade ao projeto “Doar é Amar”, de autoria da Divisão Psicossocial.

Na abertura da programação, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, discursou sobre a importância do “Junho Vermelho”, o mês oficial da doação de sangue no Brasil.

“O presente tema é de muita reflexão, pois geralmente só há uma mobilização pessoal para doação de sangue quando se trata de pessoas próximas, quando se trata de terceiros não há um maior incentivo”, pontuou.

O presidente também ressaltou que a parceria entre o TJMA e o Hemomar é fundamental para conscientizar os servidores a participarem da campanha e fazerem doações mais vezes ao ano. “Que essa iniciativa possa sair da esfera da capital, São Luís, e chegar ao interior do Estado”, frisou.

A chefe da Divisão Médica, Keila Ligia de Melo, explica que a ação também está alinhada ao convênio firmado entre o TJMA e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) visando à prevenção de acidentes de trânsito.

“A demanda por sangue tem aumentado bastante, no Poder Judiciário, e, em contrapartida, as doações têm diminuído consideravelmente, nos últimos dois anos. Considerando-se que as vítimas de acidentes de trânsito necessitam de grande quantidade de suprimentos de hemocomponentes, bem como de longos períodos de afastamento em licença para tratamento de saúde, resolvemos promover essa iniciativa, alinhada ao convênio firmado com o Detran, para incentivarmos as doações”, frisou.

A assistente social, Maria dos Anjos Costa Santos, palestrante e coordenadora de captação de doadores de sangue do Hemomar, enfatizou que a parceria com o TJMA é de extrema importância para viabilizar o trabalho feito anualmente e voltado a arrecadações de bolsas de sangue ao Hemocentro.

DEPOIMENTO - Durante a programação, também houve um momento especial dedicado a depoimentos de servidores que precisaram de doação de sangue, inclusive para familiares, e aqueles também que já foram solidários e doaram.

A médica cardiologista Edna Maria Lemos, lotada na Divisão Médica do TJ, emocionada, prestou um depoimento sobre um fato ocorrido este ano, com seu filho, Ruiz Lemos, que sofreu um grave acidente de carro e precisou, com urgência, de doação de sangue, ao ser submetido a diversas cirurgias.

“Nunca poderia imaginar que precisaria de tantas doações, ainda mais para um familiar, um filho meu. Recebemos 40 bolsas de sangue de servidores do Judiciário, familiares e amigos, que se uniram em torno de uma campanha feita pelo TJ. Não tenho palavras para agradecer por este imenso ato de solidariedade, de amor ao próximo”, ressaltou.


PARA DOAR SANGUE 

– Para doar sangue, é necessária a apresentação de documento oficial com foto;
– estar bem de saúde;
– ter entre 16 e 69 anos e idade;
– pesar mais de 50 kg;
– não estar em jejum e ter tido uma boa noite de sono nas últimas 24 horas;
– não ter consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– não ter se exposto a nenhuma situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue;

DOAÇÕES - O servidor interessado em fazer a doação de sangue deve entrar em contato com a Divisão Psicossocial, pelos telefones (98) 3198.4393/ 4395.

DIREITOS DO DOADOR

De acordo com a Lei n° 1075/50, Art. 2°, será dispensado do ponto, no dia que fizer a sua doação, o funcionário público que comprovar sua contribuição para os bancos de sangue.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300
 

GALERIA DE FOTOS