Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Instituições firmam parceria para viabilizar a conciliação em plataforma digital

30/05/2017

Termo de Cooperação a ser assinado nesta quarta-feira (31), entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Ministério da Justiça, a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular e a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), viabilizará a conciliação entre empresas e consumidores com a utilização de plataforma digital em São Luís e nos municípios do interior do Estado.

O ato de assinatura do Termo de Cooperação ocorrerá às 11h, em solenidade no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Maranhão. O objetivo é possibilitar aos consumidores a negociação de suas dívidas diretamente com empresas, utilizando o sistema de Mediação Virtual, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No procedimento, os consumidores podem utilizar também a plataforma digital do Ministério da Justiça.

Será dada atenção especial aos municípios que integram o Plano de Ações Mais IDH – política de governo instituída com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, superando as desigualdades sociais nos meios urbano e rural.

A Companhia Energética do Maranhão – que já firmou termo de adesão à plataforma digital – e a Vale, parceira do projeto na divulgação da mediação digital, estarão presentes na solenidade de assinatura do Termo de Cooperação.

O Termo de Cooperação faz parte do Programa de Estímulo ao Uso dos Mecanismos Virtuais para Solução de Conflitos, proposto pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) e aprovado em sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

GALERIA DE FOTOS