Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Desembargadora do TJPA conhece projeto de conciliação do Judiciário maranhense

21/07/2014

A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargadora Cleonice Freire, recebeu a visita, nesta segunda-feira (21), da desembargadora Dahil Paraense de Souza, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Pará, que veio a São Luís conhecer a estrutura e o funcionamento dos centros de conciliação do Judiciário maranhense.

A magistrada foi recebida no gabinete da presidência do TJMA, com o desembargador José Luiz Almeida, coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, e a mediadora paraense Maria do Socorro Moraes.

Durante a visita, a presidente Cleonice Freire disse que a prática da conciliação na Justiça estadual é uma das principais metas de sua gestão, que já dispõe de uma estrutura física com 15 unidades distribuídas em São Luís e no interior, e está sendo ampliada para alcançar o maior número possível de jurisdicionados.

“A satisfação em ver um conflito resolvido amigavelmente é muito gratificante, para nós, magistrados, e para o jurisdicionado, um meio rápido e informal de solução do conflito”, destacou a presidente do TJMA.

Segundo a desembargadora visitante, o Judiciário do Pará tem apenas dois centros instalados em Belém, capital, mas pretende inaugurar mais cinco deles até o final deste ano, inclusive no interior daquele Estado.

“No Pará este trabalho está começando, mas aqui no Maranhão está mais avançado e está bem organizado. Estamos aqui para ver como o serviço funciona e levarmos o melhor dessa experiência para o nosso Estado”, explicou a desembargadora paraense.

SEMANA - Após a visita, a desembargadora foi agraciada com a medalha especial comemorativa dos 200 anos do TJMA, entregue pela presidente Cleonice Freire e compareceu à instalação da 1ª Semana de Conciliação Itinerante, promovida pelo TJMA em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, no campus do Bacanga, no período de 21 a 25 de julho.

 

Helena Barbosa

Assessora de Comunicação da Presidência

(98) 3198.4316

GALERIA DE FOTOS