A Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu início, neste mês de maio, à substituição das condensadoras do sistema de ar-condicionado do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
A ação integra as medidas de modernização da infraestrutura predial, com foco na melhoria do conforto térmico, redução de falhas e ampliação da eficiência energética da unidade.
A previsão é de que sejam substituídas cerca de 95 condensadoras antigas por novos equipamentos, mais modernos e econômicos, que proporcionarão melhor qualidade do ar e redução no consumo de energia elétrica.
De acordo com o engenheiro mecânico Marcos Paulo Simões Barbosa, fiscal responsável pela obra, a substituição impacta diretamente na continuidade dos serviços e no bem-estar das pessoas que frequentam o prédio.
“A mudança traz mais eficiência energética e maior conforto térmico. Com os equipamentos antigos, tínhamos paradas constantes que afetavam o trabalho dos servidores. Agora, com os novos sistemas, vamos evitar essas interrupções e garantir mais conforto e continuidade”, destacou.
O analista judiciário Rodrigo de Melo Pereira, engenheiro eletricista, também atuou como fiscal substituto durante a execução do serviço.
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de julho. Para minimizar transtornos durante a instalação, cada setor foi orientado a reorganizar suas rotinas, com possibilidade de adoção do regime de teletrabalho enquanto durar a intervenção.
ANTES DA MODERNIZAÇÃO
O sistema anterior era composto por equipamentos obsoletos e com vida útil comprometida, o que provocava falhas recorrentes, comprometendo o conforto térmico e a regularidade das atividades no Fórum.
As imagens abaixo mostram o estado das condensadoras antigas, evidenciando a necessidade de modernização.
A substituição faz parte da política do TJMA de aprimoramento contínuo da estrutura física de suas unidades, com foco em sustentabilidade, qualidade dos serviços e melhores condições de trabalho para magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais públicos que acessam o Judiciário.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024