Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário oficializa a união de mais 83 casais em casamento comunitário 

Publicado em 11 de Fev de 2025, 12h56. Atualizado em 14 de Fev de 2025, 13h42
Por Fernando Souza

Mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários possibilitou a união de 83 casais na capital maranhense, em celebração realizada no último domingo (9/2). A iniciativa foi da juíza do 13º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, Diva Maria Mendes, e contou com a parceria do Cartório da 2ª Zona de Registro Civil de São Luís e da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Maracanã.

Atendendo ao chamado da ação social, casais precisaram cumprir a etapa prévia de habilitação, trabalho que foi coordenado pela registradora Rosseline Rodrigues, titular do Cartório da 2ª Zona, que recebeu e organizou toda documentação para o ato civil. Cumprida a primeira etapa, noivas e noivos puderam se reunir no auditório do Colégio Adventista da Cohab para dizer o tão aguardado “sim”. Acompanhados da afirmação, sorrisos e beijos representavam um novo ciclo, o início de um novo momento na vida a dois. 


Juíza Diva Maria presidiu a celebração que oficializou as uniões dos casais

Conduzindo os trabalhos da celebração, a juíza Diva Maria lembrou aos casais o significado e a importância do matrimônio para a família e para a sociedade. “Este momento é um divisor de águas na vida de cada casal, pois estabelece o antes e o depois de uma relação oficializada pelos meios legais e de uma aliança firmada com as bençãos de Deus, sendo o matrimônio uma referência para toda família e um pilar essencial para uma sociedade em equilíbrio”, assinalou.

Responsável pelo registro e emissão das certidões de casamentos, Rosseline Rodrigues enalteceu o projeto hoje coordenado pela Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) e falou da importância social de participar ativamente na concretização da iniciativa. “É sempre uma honra e satisfação poder participar de eventos como esse e presenciar a alegria de tantos casais, que almejavam unir-se em matrimônio e que, por meio desse projeto, conseguem realizar esse sonho”, destacou.

Além da juíza Diva Maria, participaram da celebração as juízas Maricélia Gonçalves, Leoneide Amorim, Rosária Duarte e Joseane Bezerra. Após conversar com cada casal e colher as vontades de noivas e noivos, as magistradas oficializaram as uniões e desejaram felicidade aos novos casais.

O Casamentos Comunitários é uma iniciativa social do Poder Judiciário do Maranhão, vinculado à COGEX e regulamentado no Provimento nº 32/2022, que dispõe sobre os procedimentos para execução das edições do projeto em todo Maranhão. Em 2024, a iniciativa ultrapassou a marca de 4 mil casamentos, o que garantiu a segurança jurídica para os casais alcançados e contribuiu para o fortalecimento da instituição familiar como base da sociedade.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315

GALERIA DE FOTOS