Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Abertas as inscrições para curso sobre Diversidade geracional

Formação é ofertada pela ESMAM, em parceria com o Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa

Publicado em 4 de Nov de 2024, 7h40. Atualizado em 4 de Nov de 2024, 9h06
Por Letícia Araújo

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizará o curso Diversidade geracional e o serviço público, nos dias 12 e 13 de novembro, na sede da Escola Judicial. Os servidores e servidoras do Judiciário maranhense podem se inscrever até a próxima sexta-feira (8/11) por meio do Sistema Tutor.

Ministrado pela advogada Bruna Feitosa Serra de Araújo, a proposta do curso é promover a compreensão sobre a importância da diversidade geracional no serviço público e preparar os servidores e servidoras para atuarem com diversidade e inclusão. Durante a formação serão discutidos aspectos relacionados aos direitos fundamentais da pessoa idosa, bem como à administração pública.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso está estruturado em duas unidades:

Unidade I - Contextualização da pessoa idosa na sociedade contemporânea: serão abordados fatores como o histórico e contextualização da pessoa idosa, direitos fundamentais e garantias constitucionais e do Estatuto do Idoso. 

A primeira unidade será ministrada no dia 12 de novembro nos turnos da manhã (8h30 às 12h30) e da tarde (14h às 18h).

Unidade II - Diversidade geracional no serviço público: serão abordados conteúdos relacionados ao etarismo, diversidade, coexistência de diferentes realidades dentro das possibilidades de interseccionalidade dos indivíduos, entre outros assuntos.

A segunda unidade será ministrada no dia 13 de novembro nos turnos da manhã (8h30 às 12h30) e da tarde (14h às 18h).

FORMADORA

O momento será conduzido pela formadora Bruna Feitosa Serra de Araújo - Advogada; pós-doutora em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão; professora do curso de Direito (CEST); professora substituta do departamento de Direito da UFMA; membro fundadora do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa (IBDPI).

INSCRIÇÕES

São 30 vagas disponíveis para a turma destinada aos servidores e servidoras do TJMA na modalidade presencial, garantindo 16h de carga horária aos participantes. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de novembro, por meio do sistema Tutor.

Inscreva-se AQUI

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS