Uma equipe multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou mais uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, no último dia 27/8, na loja Ouzadia, localizada em um shopping de São Luís.
A iniciativa, em alusão ao Agosto Lilás, teve o objetivo de promover um diálogo aberto e educativo com os colaboradores da empresa sobre violência doméstica e familiar contra mulheres, ressaltando a importância do papel de cada indivíduo na prevenção e enfrentamento dessa realidade.
A atividade faz parte do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, que tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) em todo o Maranhão, buscando transformar atitudes e comportamentos sexistas e promover a responsabilidade coletiva na erradicação da violência contra as mulheres.
Durante o evento, o coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub, e o estagiário de Pedagogia, Davi Silva, conduziram uma Roda de Diálogo que abordou temas cruciais como a Lei Maria da Penha, as diferentes formas de violência, as Medidas Protetivas de Urgência e estratégias para combater e prevenir a violência doméstica. Ao final do encontro, foram distribuídas cartilhas informativas elaboradas pela Cemulher, fornecendo material educativo para aprofundar o conhecimento sobre o assunto.
A ação foi realizada a convite de Meyrilane Santana, Consultora de Recursos Humanos da Ouzadia, que é parceira da Cemulher por meio do programa “Valoriza Mulher”. Desde 2019, esse programa incentiva empresas a adotarem práticas de responsabilidade social, desenvolvendo ações e projetos voltados ao combate à violência contra a mulher e à promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo e em seu entorno.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024