Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Curso básico de LIBRAS para profissionais do TJMA

Capacitação abordará sobre a Linguagem Brasileira de Sinais

Publicado em 25 de Jun de 2024, 8h00. Atualizado em 26 de Jun de 2024, 15h00
Por Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abre inscrições para o Curso de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)  - meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas. A capacitação tem o apoio do Núcleo Permanente de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e é destinada aos profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O curso acontece de 8 a 26 de julho, na modalidade presencial, com duração de 60 horas, no Salão do Júri do Fórum de São Luís (Calhau), das 8h às 12h. Podem participar servidores e servidoras do TJMA, especialmente as equipes que atuam de forma direta ou indireta no atendimento ao público. 

Para se inscrever, acesse o sistema acadêmico Tutor até 28 de junho.

A iniciativa atende ao disposto na Resolução nº 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras normas que orientam sobre a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre as Pessoas com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A habilitação de servidores e servidoras intérpretes de Libras é promovida pela ESMAM desde 2009. Ao longo desse período, mais de 20 ações educacionais foram realizadas, capacitando cerca de 600 alunos, nos níveis Básico I e II.

A professora Georgiana Castro dos Santos Lisboa, que atua como formadora da ESMAM, destaca que o objetivo é levar os participantes a compreender Libras como uma língua natural, adquirir vocabulário básico geral e reconhecer a imagem da pessoa surda e suas particularidades culturais e linguísticas. "A metodologia vai além e possibilita a prática da linguagem de sinais e ampliação do conhecimento sobre os aspectos da cultura da comunidade surda. É uma reflexão sobre o conceito e a experiência visual dos surdos, a partir da perspectiva sociocultural e linguística", acrescenta.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Língua Brasileira de Sinais; Comunidade, Cultura e Identidade Surda
  2. Alfabeto Datilológico, Sinais de Nomes e Cumprimentos
  3. Vocabulário básico de uso cotidiano. Sistematização dos Vocabulários
  4. Pronomes: pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos e indefinidos
  5. Tipos de frases: Afirmativa, Interrogativa, Exclamativa e Negativa
  6. Relação de Parentesco e família em geral
  7. Tipos de Numerais: Numerais Cardinais / Ordinais / Quantidade
  8. Alimentos, Cores/ tonalidades e Animais
  9. Tempo Cronológico na Libras
  10. Verbos, Adjetivos, Advérbios: tempo, modo, frequência
  11. Profissões
  12. Meios de Transporte
  13. Estados, Bairros, Municípios e Lugares

SOBRE A FORMADORA 

Georgiana Castro dos Santos Lisbôa é intérprete de Libras, pedagoga, com mais de 20 anos de experiência. Especialista em Educação Especial, Técnicas de Tradução e Interpretação e Docência de Libras; vice-presidente da Associação de Intérpretes e Guias Intérpretes do Maranhão (AMATILS).

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

GALERIA DE FOTOS