Servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) podem se inscrever, até 14 de junho, no curso Capacitismo e Sexismo - desafios no serviço público, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão. A capacitação acontecerá na modalidade presencial, nos dias 24 e 25 de junho, na sede da ESMAM.
O objetivo é aprofundar a compreensão das formas complexas pelas quais o capacitismo e o sexismo se cruzam e perpetuam sistemas de opressão, e promover o pensamento crítico e a ação para a criação de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Com duração de 16 horas/aula, o curso analisa o direito de ir e vir da pessoa com deficiência, além de promover discussões a respeito da desconstrução de práticas capacitistas vivenciadas no serviço público. A temática sexismo com foco na interseccionalidade de classes sociais oprimidas também será abordada. A finalidade é fortalecer o processo de inclusão dentro da Instituição.
Para ampliar o conhecimento dos participantes, a capacitação irá abranger temáticas a respeito da Compreensão do Capacitismo; Contextualização de Viés Inconsciente; Noções de Políticas de Acessibilidade e Inclusão; Orientações básicas para convivência com pessoas com deficiência dentro e fora do ambiente de trabalho; Violência contra mulher com deficiência e Vivência da sexualidade a partir de relatos da pessoa com deficiência.
SOBRE A FORMADORA
Joseana Costa Lemos é bibliotecária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestra em Educação, especialista em Metodologia do Ensino Superior, membra do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão, desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Tecnologias Assistivas em Bibliotecas Universitárias, acessibilidade e inclusão em bibliotecas, educação especial/inclusiva e mercado de trabalho para pessoas com deficiência.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2820