Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inscreva-se na Jornada da Sustentabilidade do TJMA

O evento, que está em sua terceira edição, abordará o combate à poluição plástica

26/05/2023
Danielle Limeira

Nos dias 5 a 9 de junho, o Poder Judiciário do Maranhão promoverá a Jornada da Sustentabilidade 2023: O Judiciário no Combate à Poluição Plástica. O evento faz referência à Semana Nacional do Meio Ambiente, em convergência com o tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: “Soluções para a poluição plástica”.

O evento contará com dois dias de ciclo de palestras na modalidade presencial, nos dias 5 e 6 de junho, com juristas e especialistas na área ambiental. As palestras acontecerão na sala das sessões plenárias, na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (Praça D. Pedro II, s/nº, Centro). 

O evento também poderá ser assistido ao vivo em transmissão pelo canal do TJMA no YouTube @tjmaoficial, no entanto, sem emissão de certificados, com exceção para magistrados(as) e servidores(as) das comarcas do interior. 

As inscrições para público externo podem ser feitas por meio de formulário eletrônico (Clique AQUI). Magistrados(as) e servidores(as) deverão se inscrever pelo Sistema Tutor (Sentinela), plataforma interna do Poder Judiciário maranhense.

O evento é organizado pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, com a parceria da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

A Jornada também contará com diversas ações, como a realização de feirinha sustentável; intervenções artísticas; plantio de mudas nas comarcas, por meio do projeto 1 Milhão de Árvores; descarte sustentável de processos físicos; roda de leitura e oficina lúdica para filhos e filhas de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Maranhão, com a atividade “Vivendo o Mundo Mágico da Sustentabilidade”, na Biblioteca do TJMA.

Para o ciclo de palestras, estarão disponíveis 30 vagas específicas para os participantes da Jornada da Sustentabilidade no estacionamento da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV/MA), com direito a transfer. Para acesso, basta apresentar o comprovante de inscrição. O estacionamento já é disponível para servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio de apresentação de crachá.

AÇÕES DE JULGAMENTO

Em virtude da Jornada da Sustentabilidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão convoca as unidades judiciais para intensificar o cumprimento da Meta 10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que as Justiças Estaduais devem identificar e julgar processos relacionados às ações ambientais distribuídos até 31.12.2022.

Dessa forma, os gabinetes de juízes/juízas e desembargadores/desembargadoras deverão priorizar o trâmite e julgamento das ações ambientais, como forma de impulsionamento da Meta Nacional. Além disso, as unidades deverão promover a revisão dos cadastros (classe, assunto e partes) de processos sobre a temática, para, em caso de equívoco, se proceda a devida retificação.

PRÊMIO TJMA SUSTENTÁVEL

No evento, o TJMA, por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pelo desembargador Jorge Rachid,  também realizará a edição do Prêmio TJMA Sustentável, referente a 2022.

A premiação tem como objetivo reconhecer os melhores resultados na prestação jurisdicional na área ambiental, disseminar práticas de sucesso, reconhecer lideranças e valorizar colaboradores e colaboradoras de destaque, de forma a criar um ambiente propício a mudanças e com alto grau de motivação, aprimorando a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão.

Acesse AQUI a Programação do Evento.

Leia mais: http://www.tjma.jus.br/midia/tj/noticia/510169/jornada-da-sustentabilidade-abre-inscricoes-para-atividade-ludica-com-criancas

http://www.tjma.jus.br/midia/tj/noticia/510190/tjma-participa-do-projeto-um-milhao-de-arvores

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS