Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA discute metas e resultados do planejamento estratégico

As apresentações foram feitas por líderes de projetos em Reunião de Avaliação Estratégica

05/05/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu a I Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) deste ano, nessa quinta-feira (4), no auditório do Centro Administrativo (Rua do Egito), com o intuito de acompanhar os resultados e ações dos indicadores e projetos do Poder Judiciário estadual.

Durante a reunião, 43 projetos estratégicos do Judiciário foram apresentados por 23 líderes do Judiciário maranhense. Os projetos, alinhados com os eixos de gestão Governança, Resolutividade, Integridade e Transparência, estão detalhados no Plano Estratégico do TJMA, para o período de 2021/2026, contemplando 19 objetivos que são medidos através de 68 indicadores e metas.

O encontro, com participação ativa do presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, foi conduzido pelo coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, juiz Márcio Brandão.

Durante a solenidade, o desembargador Paulo Velten ressaltou que o trabalho em equipe, desenvolvido por servidores, servidoras, juízes e juízas, precisa ser devidamente planejado e ter foco em resultados, com vistas ao aprimoramento da Justiça entregue à sociedade. Na oportunidade, Velten enalteceu o empenho de todos e todas no desenvolvimento das iniciativas apresentadas. “A RAE é uma oportunidade que a alta gestão do TJMA possui, juntamente com as suas diretorias, de conhecer os projetos que estão sendo executados e, eventualmente, replanejá-los. Nós temos excelentes iniciativas. São todos projetos importantíssimos para aprimorar os serviços do Poder Judiciário. Nós temos aqui a melhor equipe, com expertise, que sabe encontrar soluções para os problemas”, pontuou.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, avaliou positivamente a RAE, que atingiu o objetivo proposto. “A minha avaliação é extremamente positiva. Os líderes têm domínio dos temas tratados e têm desenvolvido os projetos com bastante entusiasmo. Tenho certeza absoluta que nós vamos entregar um tribunal melhor, mais aprimorado, um Poder Judiciário mais eficiente e mais responsivo”, frisou.

O coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, juiz Márcio Brandão, enfatizou a relevância da RAE para o acompanhamento e aperfeiçoamento dos projetos realizados pelo Judiciário. “Agora não é mais hora de diagnóstico, como enfatiza o nosso presidente. Agora é hora de ação. No que diz respeito ao Prêmio CNJ de Qualidade, existe um esforço para aprimorar o nosso desempenho na certificação. Por esse motivo, temos desenvolvido uma série de ações, dentre elas, a contratação de uma cientista de dados. No ano passado, atingimos todas as metas nacionais, pela primeira vez na história do Judiciário. Então, estamos evoluindo bastante”, afirmou.

Foto horizontal colorida mostra servidora do TJMA em pé conversando com servidores e servidoras sentados em poltronas verdes em auditório do Centro Administrativo durante reunião RAE.

A assessora Especial de Planejamento e Gestão, Bianca Giordana Gouveia, destacou que o Poder Judiciário tem reunido esforços para integrar suas ações à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Poder Judiciário do Maranhão está engajado no cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. Portanto, tudo que fazemos impacta diretamente no alcance das metas propostas pela ONU. O nosso carro-chefe é o ODS 16, que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”, afirmou.

Durante a Reunião de Avaliação Estratégica (RAE), foram apresentados dois novos projetos propostos: Acessibilidade e Governança.

PROJETOS CONCLUSOS

Durante a reunião, foram entregues certificados a líderes de 5 projetos já conclusos durante a atual gestão. A designação dos(as) patrocinadores(as) (sponsors) e gerentes dos projetos vinculados aos objetivos estratégicos definidos no Planejamento Estratégico Institucional do Poder Judiciário do Estado do Maranhão para o sexênio 2021 – 2026 foi feita por meio da Portaria Conjunta nº 17, de 24 de abril de 2023.

Um dos projetos conclusos foi o P.06, cujo objetivo é fomentar a virtualização dos processos judiciais, sob a liderança do diretor de Informática, Cláudio Henrique
Carneiro Sampaio, e do sponsor Carlos Anderson Ferreira, diretor-geral do TJMA.

Todo o acervo de processos físicos da capital e do interior do Estado foi digitalizado e migrado, proporcionando modernização para a Justiça maranhense, com vistas a uma prestação jurisdicional mais rápida, eficiente e acessível para todos e todas.

A iniciativa contou com a parceria do Sindicato de Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUSMA), Exército Brasileiro, Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e reeducandas da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UFPEM).

Foto horizontal colorida mostra presidente do TJMA em pé ao lado de servidores segurando certificado, em auditório do Centro Administrativo durante reunião RAE.

O diretor de Informática do TJMA, Cláudio Henrique, comemorou a conclusão e o êxito do projeto, antes do prazo proposto, que irão refletir diretamente na melhoria da prestação jurisdicional. “É fantástico hoje podermos afirmar que o Judiciário maranhense é 100% digital, é um motivo de muita honra. Esse projeto foi fruto de um intenso trabalho em equipe realizado desde o ano de 2021. A sociedade vai ganhar muito com isso. Estamos felizes e satisfeitos”, disse.

Participaram da RAE o corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, a juíza auxiliar da CGJ-MA, Tereza Cristina Franco Palhares; juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA ToadaLab; juiz Marco Adriano, coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA; gestores e gestoras de diversas diretorias do TJMA; servidores e servidoras.

METAS AUDACIOSAS

Uma mudança significativa no modelo de atuação do TJMA integra o Planejamento Estratégico de 2021-2026: se tornar um tribunal reconhecido nacionalmente pela prestação jurisdicional de qualidade decorrente de práticas modernas e inovadoras de gestão.

Duas metas audaciosas foram estabelecidas para serem alcançadas nesse período e avaliar esse novo patamar: tornar-se o tribunal de médio porte mais produtivo até o término de 2026 e atingir o selo “Diamante” no Prêmio CNJ de Qualidade até o término de 2026.

O TJMA conquistou o Prêmio Prata do Prêmio CNJ de Qualidade 2022, em reconhecimento feito pelo Conselho Nacional de Justiça, durante o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2022.

Foto colorida horizontal mostra homens e mulheres em pé em auditório do Centro Administrativo durante reunião da RAE. Todos sorriem na foto.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS