Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Uso de palito de madeira representa risco à saúde bucal

02/05/2023
Izaque Botelho


Você com certeza já viu alguém utilizando palito de madeira para limpar os dentes após uma refeição. Mas, apesar de comum, o hábito pode causar mais danos do que benefícios à saúde bucal. 

Quem alerta para o risco é a odontóloga do TJMA, Aparecida Chaves. “Como palito é um objeto duro e pontiagudo, quando é usado com força contra os dentes, pode provocar uma erosão do esmalte dentário, que é a camada mais externa do dente e que auxilia na proteção contra cáries e bactérias. Quando a perda do esmalte promove a exposição da dentina pode causar sensibilidade nos dentes”, frisou.

A perda constante do esmalte dentário pode ocasionar possíveis situações de fratura dental e, até mesmo, a perda do dente. Além disso, o uso de palito de madeira provoca desalinhamento entre os dentes, traumas que resultam em inflamação da gengiva, retração gengival, perda óssea e a ausência de papila gengival. 

“Esse hábito favorece a formação do buraco negro dental, que é um espaço escuro entre os dentes devido à falta da papila gengival. Essa condição gera um prejuízo estético para o sorriso e, eventualmente, pode causar problemas fonéticos e retenção de alimentos”, diz. 

Para a higiene dental, a melhor alternativa continua sendo - além da escovação adequada - o uso de fio dental. “O uso do fio dental diariamente é essencial. Afinal, é com o uso dele que conseguimos remover a placa bacteriana e restos de alimentos que não é possível alcançar com a escova dental. Pode até parecer prático utilizar o palito de madeira, mas não é a melhor alternativa para a saúde bucal”, afirmou.

 

Agência TJMA de Notícias 
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS