Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Novo núcleo atuará na melhoria da gestão de processos institucionais

O Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI) contribuirá para implementação de gerenciamento de processos no Judiciário maranhense

28/04/2023
Ascom/TJMA

O Poder Judiciário do Maranhão (PJMA) deu início à implementação e estruturação do Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI) com o objetivo de executar um de seus projetos estratégicos, que visa definir e desenhar/redesenhar os processos críticos, adequando a estrutura e tecnologia necessárias, o P.9. Nessa quinta-feira (27/4), a unidade reuniu-se para alinhamento da primeira etapa de implantação, em sessão de videoconferência. 

Com esse projeto, a instituição passará a adotar o modelo de gestão dos seus negócios por processos. A estruturação da unidade e realização do trabalho de gestão por processos permitirá que o ambiente seja organizado e alinhado com a Estratégia para entrega de valor e resultados mais consistentes para o PJMA.

A estruturação do Núcleo – instituído por meio da Resolução nº. 17/2022 – acontece a partir de projeto executado pela contratação de uma consultoria corporativa em gestão, mapeamento, análise e melhoria de processos de negócio, a empresa 3Gen. A empresa é especialista em consultoria e treinamento corporativo com foco em execução da estratégia e o projeto terá a duração de seis meses.

Com 18 anos no mercado brasileiro, possui um segmento de atuação específico para o Sistema de Justiça (Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais, Ministérios Públicos, etc.), executando desde sua fundação projetos de Gestão Estratégica e Gestão de Processos de negócio orientados para o setor. O contrato tem a duração de seis meses.

De caráter permanente, o NGPI é vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência, Márcio Brandão, e tem como assessora de Gestão de Processos Institucionais, a servidora Vanessa Gomes. 

O projeto de estruturação do NGPI segue cinco etapas, que dizem respeito ao alinhamento e planejamento; treinamento em gestão de processos de negócio; estruturação do escritório de processos de negócio; elaboração da cadeia de valor e implementação do ciclo de melhoria de processos de negócio em dez processos. 

Participaram da reunião, os membros do Comitê Executivo de governança do contrato de prestação de serviços celebrado com a empresa 3Gen, para avaliação das entregas da primeira etapa de alinhamento e planejamento do projeto, e apresentação do cronograma.

PRÓXIMOS PASSOS

No dia 8 de maio, inicia-se a segunda etapa do projeto com o treinamento em gestão de processos de negócios que será ministrado de modo on-line pelos consultores da empresa contratada.

Participarão do treinamento com a equipe técnica da AGEM/NGPI, mais 25 servidores e servidoras, pontos focais indicados pelos gestores de áreas que foram priorizadas para esse projeto. São estas: as Diretorias Geral (DG); de Informática e Automação (DIA); Auditoria Interna (DAI); de Recursos Humanos (DRH); de Engenharia (DENG); Administrativa (DADM); a Financeira (DFIN); e ainda a Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ, além de colaboradores que atuarão na área de Governança, Riscos e Compliance (GRC), a ser estruturada em breve.

SOBRE O NGPI

A unidade, acrescentada à estrutura organizacional da AGEM em 18 de fevereiro de 2022, mediante a  Resolução GP nº 17/2022, constitui um dos projetos estratégicos definidos no planejamento institucional do PJMA para o ciclo 2021 – 2026, o P.9.

De acordo com a Resolução, são atribuições do NGPI: prestar consultoria em gestão de processos de trabalho, na área administrativa; assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho; prestar consultoria para implantação e acompanhamento de sistemas de gestão da qualidade e promover estudos e elaboração de propostas de definição da estrutura orgânica do TJMA.  

Além dessas, iguram ainda as seguintes atribuições: assessorar na elaboração de normas, procedimentos, regulamentos, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho; promover intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho e promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.

O NGPI está alinhado à Resolução do Conselho Nacional de Justiça n° 325/2020, que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2016 e à Resolução do TJMA n° 44/2021, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico no âmbito do Poder Judiciário do Estado Maranhão para o sexênio 2021-2026.

 

Agência TJMA de Notícias 
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS