Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário de Montes Altos altera horário de casamento comunitário

REGISTRO CIVIL GRATUITO

28/03/2023
ASSCOM CGJMA

A juíza Myllenne de Melo Moreira, diretora do Fórum da Comarca de Montes Altos, alterou o horário da celebração do casamento comunitário marcado para o dia 5 de maio de 2023, que passou das 16 horas para as 10 horas. A data e o local da cerimônia permanecem os mesmos. Apenas o horário da cerimônia foi antecipado.

A celebração será realizada no formato presencial, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Antonio Bandeira, 823, Centro, no município de Sítio Novo.

O período de inscrições dos casais permanece até o dia 20 de abril, de segunda a sexta feira, das 8h00 às 12h, e das 14h às 18h. Os noivos e noivas residentes em Sítio Novo devem se inscrever junto ao Cartório do  Oficio Único (Rua Leontino Nascimento, nº 113, Centro, Sítio Novo).

DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS

Os casais interessados em participar deverão apresentar os seguintes documentos originais, acompanhados das cópias (xerox):

– Certidão de nascimento e CPF dos noivos (nubentes);

– Comprovante de residência dos noivos;

– Para o nubente divorciado, apresentar a certidão do casamento anterior com a

respectiva averbação do divórcio;

– Para o nubente viúvo, apresentar a certidão de casamento e certidão de óbito do

cônjuge falecido;

– Caso o nubente tenha idade entre 16 e 18 anos, é necessário o consentimento por

escrito dos pais, devendo esses comparecerem juntamente ao casal, com os documentos pessoais.

Os documentos acima deverão ser recentes, com expedição em até no máximo um ano e não será permitido, em qualquer caso, o casamento de quem não atingiu a idade mínima para o casamento: 16 anos.

As regras para a realização do casamento comunitário foram divulgadas na Portaria-TJ – 731/2023, de 16 de fevereiro, alteradas pela Portaria-TJ – 1388/2023, que modificou o horário da celebração comunitária – das 16h para as 10h.

A gratuidade do casamento civil será conferida ao casal de baixa renda que declarar tal condição sob as penas da lei, sendo dever do Oficial Registrador orientar os casais de que a falsidade das informações da “Declaração de Hipossuficiência” sujeita os declarantes a responder criminalmente.

O prazo final para que as serventias de registro civil competentes enviem os editais de proclamas à Diretoria do Fórum da Comarca de Montes Altos é o dia 18 de abril de 2023.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS