Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA abre evento em comemoração ao centenário do Arquivo Judiciário

23/03/2023
Amanda Campos e Izaque Botelho

Foi aberta, nesta quinta-feira (23), a programação especial em comemoração ao centenário do Arquivo Judiciário “Des. Milson de Souza Coutinho” do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O evento acontece até esta sexta-feira (24), no auditório da Associação Comercial.

A iniciativa reúne instituições e pessoas que atuam na produção e organização de documentos arquivísticos, com vistas ao desenvolvimento conjunto de práticas arquivísticas no Estado, que contribuam para a preservação e difusão da memória maranhense.

Participam do evento, com o tema “Centenário do Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão: cem anos promovendo cidadania por meio do acesso à informação”, nomes do cenário maranhense e nacional.

A programação tem como público-alvo servidores(as) públicos das esferas municipal, estadual e federal, pesquisadores(as), discentes, docentes, historiadores(as), arquivistas, advogados(as), bibliotecários(as), magistrados(as), sociedade civil e  profissionais que atuam em arquivos.

ABERTURA

Foto colorida horizontal mostra o desembargador Lourival Serejo e o coordenador do Arquivo, Christofferson Melo, sentados durante a mesa de abertura. O desembargador Lourival sorri e conversa com o público.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Documentação, Revista, Jurisprudência e Biblioteca do TJMA, desembargador Lourival Serejo, ressaltou a importância da iniciativa para a preservação da memória do Maranhão.

“Este é um momento ímpar para a história do Arquivo do Maranhão porque o Arquivo do TJMA presta serviço a toda a comunidade do Estado. São 100 anos de trabalho voltado para a preservação da memória maranhense. Afinal, é nos arquivos onde está guardada toda a evolução histórica do Estado. Então, hoje é um dia de glória porque o nosso Arquivo está em pleno funcionamento”, comemorou.

O coordenador do Arquivo e Gestão Documental do TJMA, Christofferson Melo, enfatizou a relevância histórica do momento para a Justiça maranhense, tendo em vista que o Arquivo do Poder Judiciário estadual é o mais antigo, no âmbito dos tribunais de justiça do país. O historiador também relembrou a gestão do presidente Milson Coutinho como um marco do início das ações de preservação da memória do Judiciário maranhense.

“O centenário do Arquivo representa para todos nós, além de um momento de muita alegria, uma oportunidade de nos redescobrirmos. Afinal, ao longo desses 100 anos, o Arquivo passou por diversas fases boas e também difíceis. E o Judiciário, nos últimos anos, tem investido fortemente nas ações de preservação da memória do tribunal, uma semente plantada durante a gestão do desembargador Milson Coutinho (In Memoriam) enquanto presidente, em 2003, que saudosamente honra com o seu nome o Arquivo. O TJMA possui um dos acervos judiciários mais importantes da nação, além de ser o mais antigo arquivo de Tribunal de Justiça do país. Isso nos incentiva na missão diária de recuperarmos esse acervo, de fazermos um tratamento arquivístico da maneira correta e de propiciarmos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral a sua difusão”, frisou.

Participaram do evento de abertura o acadêmico da Academia Maranhense de Letras, Elsior Coutinho, e o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira.

HISTÓRIA

O evento comemorativo ao centenário do Arquivo do TJMA é considerado um marco histórico para todas as pessoas que contribuíram para a construção e desenvolvimento da unidade arquivística, em virtude da sua importância no contexto da preservação e difusão da memória institucional.

A história do Arquivo do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) se relaciona com a história de maranhenses como Regina Faria. Historiadora, conheceu o Arquivo há cerca de 30 anos e desde então é frequentadora do espaço.

“Minha vida se cruzou de diferentes formas com o Arquivo do TJMA. Quando eu supervisionava o estágio de bacharelado do curso de História da UFMA, propus aos alunos que trabalhássemos por um semestre no Arquivo. Foi uma experiência muito interessante porque os alunos descobriram a riqueza que poderiam encontrar ali”, contou.

Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o desembargador José James Gomes Pereira, não escondeu o entusiasmo pela comemoração do centenário do Arquivo. Entusiasta da memória e arquivologia, projetou parceria entre a Justiça do Piauí e do Maranhão.

“Comemoramos hoje os 100 anos do Arquivo do TJMA, e o Piauí está inserido nesse processo. Há toda uma relação histórica de integração entre nossos estados, antes éramos um só estado, o Grão-Pará. Estamos aqui para absorver toda a experiência da cultura maranhense e podermos fazer uma boa parceria”, disse.

Por fim, a historiadora Kátia Bogéa destacou a importância da preservação da memória do Estado pelo TJMA.

“Os arquivos são a base do conhecimento para qualquer sociedade, portanto, a responsabilidade do TJMA em - não só preservar, como também manter o Arquivo aberto à pesquisa do público - mostra o compromisso sério dessa instituição com a memória do povo brasileiro”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Foto colorida mostra mulher em pé, em auditório, conversando com pessoas sentadas na platéia, durante abertura do centenário do Arquivo Judiciário do Estado.

Todas as atividades acontecem na modalidade presencial. No dia 23, integraram a programação mesas redondas com os temas “O Arquivo Judiciário como fonte de informação para pesquisas” e "Governança Arquivística em Instituições Públicas", além de painéis sobre trabalhos de pesquisadores(as) que utilizaram o Arquivo como fonte e relatos de experiências de estagiários(as).

A primeira mesa foi composta pelos(as) convidados(as): Profª Dra. Dirlene Barros (Departamento de Bibioteconomia/UFMA); Profª Dra. Soraia Sales Dornelles (Departamento de História e PPGHIS/UFMA); Prof. Dr. Antonio Evaldo de Almeida Barros - DEHIS/UFMA, Departamento HST/UEMA, PPGHIST/UEMA, NEAFRICA e PPGPP/UFMA; Profª Dra. Leoneide Maria Barros Martins - Analista Judiciária/Bibliotecária do TJMA (mediadora da mesa).

A segunda mesa foi integrada pelos(as) convidados(as): Cristian Mayko Carvalho da Costa (Diretor do Arquivo Central da UFPA); Prof. Dr. Daniel Flores (PPGCI/UFF, Coordenador do Grupo de Pesquisa Ged/A – UFF); Vanessa Alexandra Souza Gomes (Analista Judicária – Bibliotecária/TJMA e especialista);  Lucas Monte Verde (Arquivista/TJMA e mestre) (mediador da mesa).

O dia 24 (sexta-feira) será reservado para uma sessão comemorativa em alusão ao centenário, além de homenagens, palestra, lançamento do Selo do Centenário em parceria com os Correios e visitas guiadas ao Arquivo Judiciário.

Os(as) participantes receberão certificado de 20h ao final do evento.

Foto colorida. À esquerda, dois homens olham para um painel com a logomarca dos 100 anos do Arquivo. À direita, um jovem fala com os dois homens. Atrás, pessoas em pé olham outros painéis.

 

Confira o Álbum de Fotos no Flickr do TJMA:

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

 

 

GALERIA DE FOTOS