Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ESMAM discute enfrentamento e prevenção ao assédio e discriminação

No mês de abril, profissionais da Justiça estadual dos polos de Imperatriz e Timon também participarão das atividades

17/03/2023
Fernando Souza

Promover ambientes de trabalho saudáveis e com base no respeito mútuo entre as pessoas. Essa é a proposta do curso de formação para servidoras e servidores que atuam em cargos de gestão nas unidades do Poder Judiciário do Maranhão. Com o tema Assédio Moral, Sexual e Discriminação, a formação teve início nessa quinta-feira (16/3), na sede da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

A iniciativa, promovida em parceria com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Poder Judiciário do Maranhão, tem a finalidade de fomentar a busca pelo autoconhecimento, identificação e prevenção de atitudes que possam configurar casos de assédio e discriminação. Dessa forma, a capacitação contribui para que servidoras e servidores em posição de chefia possam não apenas evitar práticas entendidas como de assédio e discriminação, mas também atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, tornando mais saudáveis os ambientes das unidades que coordenam.

Presente na abertura das atividades, o diretor da ESMAM, desembargador José de Ribamar Castro, conversou com a turma e lembrou que este é um tema atual e recorrente na pauta das organizações, no tocante às relações de trabalho. Ele ressaltou o tempo dedicado por profissionais da Justiça à atividade laboral e defendeu a busca de instrumentos para a manutenção de boas relações e um ambiente mais fraterno, também como forma de melhorar serviços do Judiciário à sociedade.

“Nós passamos grande parte do tempo de nossas vidas no local de trabalho e discutir isso é importante. Quem ocupa cargo de liderança tem que ser visto pelo servidor não apenas como chefe, mas como um colaborador, que motiva e incentiva. Ele precisa ser uma referência para que o servidor sinta o apoio necessário para desenvolver o trabalho. Isso é uma preocupação da ESMAM que vai atender às demandas do próprio Tribunal. Ganha o Poder Judiciário e a sociedade que está sendo melhor atendida”, observou Castro.

Também acompanharam a capacitação os juízes Márcio Brandão (coordenador de Planejamento do TJMA) e José Jorge Figueiredo Júnior (secretário-geral da CGJ-MA).

A formação possui carga horária de 26 horas, distribuídas em aulas presenciais e virtuais, na plataforma EAD ESMAM. No mês de abril, profissionais da Justiça estadual dos polos de Imperatriz e Timon receberão a formação, que também objetiva aprimorar habilidades comportamentais para o enfrentamento dos casos de assédio e discriminação.

SOBRE A FORMADORA 

O curso é conduzido pela professora Fábia Carla Alves, que possui experiência na formação e desenvolvimento de pessoas e liderança; educação corporativa; orientação profissional e reorientação de carreiras. Formada em Psicologia e Administradora de Recursos Humanos, mestranda em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e psicoterapeuta – Gestalt Terapia. Ela também é coach pelo Instituto Brasileiro de Coach (IBC) e possui certificação internacional em renomados institutos e associações de coaching.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS