Poder Judiciário/Mídias/Notícias

57ª sala do projeto Justiça de Todos é instalada em Turilândia

COMARCA DE SANTA HELENA

03/02/2023
ASSCOM CGJMA

O termo judiciário de Turilândia foi contemplado com a 57ª do projeto “Justiça de Todos", durante solenidade de instalação da sala realizada nesta quinta-feira, 2. O município, que pertence à Comarca de Santa Helena, fica localizado na mesorregião Oeste Maranhense e conta com uma população de 26 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Com o “Justiça de Todos” é possível, à distância, acessar, acompanhar o processo e participar de audiências realizadas pelo Poder Judiciário do Maranhão. As mulheres maiores de 18 anos, em situação de violência doméstica e familiar, também podem se dirigir à sala de videoconferência instalada no Povoado Bacabeira, e solicitar uma Medida Protetiva de Urgência – MPU, pelo Balcão Virtual do Poder Judiciário, diretamente à Secretaria Judicial da Vara de Santa Helena.

A instalação do ponto digital é resultado de termo de cooperação firmado pelo Poder Judiciário com a Prefeitura Municipal de Turilândia. A solenidade de instalação da sala contou com a participação da juíza Marcia Daleth Gonçalves Garcez, titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Helena; do prefeito de Turilândia, José Paulo Dantas Silva Neto; o vereador Gilmar Carlos Gomes Araújo, presidente da Câmara Municipal de Turilândia; o secretário de Administração do município, Leilson Fonseca; e de vereadores e secretários municipais.

A magistrada Marcia Daleth afirmou que o “Justiça de Todos” representa cidadania efetiva para construção de uma sociedade mais justa, e que isso só se torna possível quando cada cidadão tem acesso garantido à Justiça. “O Judiciário do Maranhão, percebendo a dificuldade que a população das cidades que não são sede de comarcas tinham para acessar os serviços da Justiça, criou esse programa para garantir e ampliar esse direito”, finalizou a titular da comarca.

Para o prefeito José Paulo Dantas Silva Neto, a parceria com o Judiciário para instalação do projeto na cidade vai beneficiar diretamente a população turilandense. “Agradecemos ao desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, pela iniciativa que tem nosso total apoio, para o melhor funcionamento dessa sala e amplo acesso para a população”, afirmou.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS