Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA conhece ações do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMT

01/02/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) – visitou o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), nessa segunda (30/1) e nessa terça (31/1), para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Nupemec da Justiça estadual que garantiu ao Estado mato-grossense o Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça, no Prêmio CNJ de Qualidade 2022.

O coordenador do Nupemec/TJMA, juiz Marcelo Oka, parabenizou a Justiça de Mato Grosso pela performance apresentada nas ações, na área de conciliação. “É uma honra vir aqui conhecer a expertise desenvolvida pelo Judiciário de Mato Grosso, que tem se destacado em números de conciliação. Então, viemos aprender para podermos implantar”, frisou o magistrado.

O Nupemec/TJMA é presidido atualmente pelo desembargador José Gonçalo Filho. Também participaram da visita ao TJMT a coordenadora do Nupemec/TJMA, Ana Larissa Serra, e o analista de Tecnologia da Informação (TI), Daniel Moura de Sousa.

Foto horizontal mostra juiz Marcelo Oka, coordenador do Nupemec/TJMA; coordenadora do Nupemec, Ana Larissa; em pé, ao lado da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva e duas representantes do TJMT.

A comitiva do Maranhão foi recebida pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, pelo presidente do Nupemec/TJMT, desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, pelos juízes auxiliares Emerson Luís Pereira Cajango, Lídio Modesto da Silva Filho e Eduardo Calmon de Almeida Cézar, pela juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim da Silva, pelo gestor-geral do Nupemec, João Gualberto Nogueira Neto, e pelas equipes da Diretoria Geral e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação. 

Foto horizontal mostra juiz Marcelo Oka, coordenador do Nupemec/TJMA; coordenadora do Nupemec, Ana Larissa; o analista de Tecnologia da Informação (TI), Daniel Moura de Sousa; sentados em uma mesa, com representantes da Coordenadoria de Informática, durante reunião.

Durante a programação em Cuiabá, os representantes do TJMA conheceram o sistema do PJe que atende o Nupemec e também receberam informações sobre a prática de funcionamento do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi).

O magistrado Marcelo Oka elogiou as estruturas físicas do Nupemec e do setor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação que atua na manutenção e aprimoramento do Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Vamos levar para a Justiça maranhense o que tem em Mato Grosso que permite obter eficiência no serviço”, pontuou.

Nessa terça-feira (31/1), o juiz Marcelo Oka e a equipe do Tribunal de Justiça do Maranhão visitaram os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Ambiental, da Capital e o Itinerante. “É um privilégio receber o colega e colaboradores do Maranhão, justamente porque vieram para conhecer nossas ações em conciliação e pacificação social”, frisou a juíza coordenadora do Nupemec do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Cristiane Padim da Silva.

CONCILIAÇÃO

A expansão da política da pacificação social tem sido uma importante ferramenta para a resolução adequada dos conflitos no Estado do Mato Grosso. O volume de acordos homologados entre as partes no Judiciário estadual vem registrando crescimento: um aumento de 13% de 2021 para 2022. Em 2021 foram registrados 29.905 acordos, e em 2022 chegou a 35 mil.

Já o índice de conciliação na esfera judicial aumentou de 7%, em 2021, para 9%, em 2022. Considerado o volume de processos que ingressam por ano, em média, esse universo representa um aumento de 4.500 acordos.

 

Agência TJMA de Notícias
(com informações da Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT)
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS