Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário renova parceria para participar do Agrobalsas 2023

OFERTA DE SERVIÇOS NAS ÁREAS DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA

31/01/2023
Helena Barbosa

Em reunião realizada na última quinta-feira, 26, foi confirmada a parceria institucional entre o Poder Judiciário e a Fundação de Apoio ao Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), para oferecer à população balsense acesso a serviços nas áreas de cidadania, durante a realização do Agrobalsas 2023.

O evento representa a maior feira na área do agronegócio da Região Sul do Maranhão, e está previsto para ocorrer de 16 a 20 de maio deste ano, na Fazenda Sol Nascente, a 15km da sede, com a realização de exposições, palestras, negócios e inovação e apresentações culturais.

A renovação da parceria firmada em edições anteriores do evento, foi acertada entre o juiz Douglas Lima da Guia (4ª Vara de Balsas), diretor do Fórum de Balsas; o secretário judicial Francisco Oliveira Júnior e os representantes da FAPCEN, Gisele  Introvini, superintendente e Marcelo Introvini, coordenador do Agrobalsas e a advogada Ana Cecília Devaly, coordenadora do movimento “Mulheres Agro Ouro”.

A parceria envolve o Tribunal de Justiça do Maranhão, a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), o Fórum de Balsas, o Cartório do 2º Ofício de Balsas, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar, além de representantes das redes de proteção à criança e à mulher de Balsas.

Casamento Comunitário no Agrobalsas 2022 (Arquivo: FAPCEN).

CASAMENTO COMUNITÁRIO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Está prevista, na execução dos serviços, a realização de uma cerimônia do Projeto “Casamentos Comunitários”, por meio da CGJ-MA, vara e cartório local, com previsão de vagas para 150 casais de baixa renda residentes nos municípios da região da comarca.

Será montado um estande permanente com oferta de serviços e campanhas desenvolvidas pelo Judiciário, oferta de informações processuais, realização de audiências de conciliação, Ouvidoria, proteção e defesa da mulher, da criança e do adolescente e ações de divulgação do Comitê de Diversidade.

Também deverão ser realizadas palestras educativas voltadas para as crianças e adolescentes que visitarão a feira, com temas sobre prevenção ao uso de drogas , combate à violência na escola, Justiça Restaurativa, direitos da criança e adolescente e combate à violência sexual infantil.

“Integraremos a parte científica do AgroBalsas, com exposição de temas referente a meio ambiente e sustentabilidade e regularização fundiária rural”, informou o juiz Douglas Lima da Guia, após a reunião.

Participantes da reunião que renovou a parceria na feira de agronegócios Agrobalsas 2023.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS