Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Workshop sobre PJE para estagiários e residentes jurídicos

As atividades presenciais práticas ocorrerão, nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 8h às 12h

30/01/2023
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão promove, nos dias 6 e 7 de fevereiro o Workshop de Atualização do Processo Judicial Eletrônico (PJE), destinado aos estagiários(as) de Direito e residentes jurídicos do TJMA. A iniciativa é das Diretorias de Recursos Humanos e de Informática, prevendo o aprimoraramento das atividades dessas equipes quanto aos serviços jurisdicioinais executados pelas plataformas eletrônicas.

Os grupos serão inscritos diretamente pelos seus respectivos setores de lotação, com certificação emitida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). 

PROGRAMAÇÃO E ACESSO ÀS AULAS

‌Com duração de 10 horas-aulas, a capacitação acontecerá no formato híbrido, por meio de aulas expositivas para demonstração das funcionalidades do sistema no ambiente de treinamento e simulações práticas dos aspectos apresentados. 

As aulas presenciais para os estagiários(as) e residentes jurídicos de Direito com lotação em São Luís, acontecem no dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h, no Auditório Madalena Serejo (Fórum do Calhau). Aqueles lotados em comarcas do interior assistirão às mesmas aulas à distância, simultaneamente, através do canal EAD ESMAM no Youtube.

Já a parte prática, ocorre na modalidade "a distância" para todos os inscritos, no dia 7 de fevereiro, das 8h às 12h, também com transmissão ao vivo pelo canal EAD ESMAM no Youtube. O curso completo será ministrado pelos instrutores Diogo Mendonça e Daniel Cavalcante.

Para acessar as aulas online no Youtube, clique AQUI

CONTEÚDO 

O conteúdo é relacionado principalmente aos procedimentos mais comuns realizados pela secretaria judicial e gabinetes no PJE, com destaque para análise de processos conclusos, minuta de pré-analise das conclusões pelo assessor de magistrado, assinatura de despachos, decisões e sentenças, assinatura em lote de documentos e devolução de conclusões para a secretaria.

O objetivo é conhecer o Processo Judicial Eletrônico de forma ampla, bem como as ferramentas e habilidades necessárias para manuseio do sistema, realização da leitura dos dados, protocolo, autuação e distribuição dos processos em formato eletrônico, e a distribuição via PJE 2.0. 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

 

 

GALERIA DE FOTOS