Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA recebe Prêmio Magno Cruz por ações em defesa dos direitos humanos

O prêmio reconhece as políticas judiciárias antidiscriminatórias desenvolvidas por meio do Comitê da Diversidade do TJMA

16/12/2022
Danielle Limeira

O Poder Judiciário maranhense, por meio do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, recebeu, nesta sexta-feira (16/12), o prêmio Magno Cruz, que reconheceu instituições e pessoas físicas de destaque na defesa dos Direitos Humanos no Maranhão em 2022. A placa de premiação foi entregue pelo chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira. A homenagem também foi entregue à juíza Elaile Silva Carvalho, do Comitê da Diversidade do TJMA, pelas mãos da Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Maranhão (Sedihpop), Amanda Costa.

A homenagem aconteceu durante o Encontro Estadual da Rede de Defensores de Direitos Humanos, que encerrou a Semana Estadual dos Direitos Humanos, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau.

Para o presidente do TJMA, a homenagem é uma oportunidade de reforçar o compromisso do Tribunal de Justiça com os direitos fundamentais e com a defesa dos direitos humanos. “Hoje, eu estou aqui, representando o Tribunal de Justiça na condição de presidente, porque o meu antecessor, o desembargador Lourival Serejo, teve o senso de oportunidade de presença para criar o Comitê da Diversidade que tem feito um trabalho extraordinário no Estado inteiro”, afirmou o presidente.

Velten explicou que “por meio do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Diversidade, o Tribunal de Justiça tem deixado claro que as instituições da república e da democracia tem o compromisso com as defesas dos direitos humanos, com a diversidade e com a liberdade religiosa”. 

O desembargador Paulo Velten ressaltou, também, ter um motivo adicional de celebrar a entrega do Prêmio, uma vez que, quando governador interino, em junho de 2022, assinou o decreto estadual que instituiu a Rede Estadual de Promoção, Defesa e Proteção e de Articulação de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e Queer, no Estado do Maranhão.  “Quando eu estive à frente do Governo do Estado, tive a oportunidade de assinar esse decreto, que está sendo aqui motivo de muita comemoração”, concluiu o presidente do TJMA.

O Prêmio – que está em sua 5ª edição – celebra a memória de Magno Cruz, militante maranhense reconhecido nacionalmente pela sua combativa atuação no campo dos Direitos Humanos e na luta do movimento negro e quilombola e tem o objetivo reconhecer e multiplicar com o fortalecimento dos agentes e instituições que atuam na área.

Acesse (abaixo) o álbum no Flickr:

TJMA recebe o Prêmio Magno Cruz no Encontro Estadual da Rede de Defensores de Direitos Humanos

 

 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS