Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Curso aborda sobre sustentabilidade nos projetos de engenharia do Judiciário

Capacitação é destinada aos profissionais da Diretoria de Engenharia

23/11/2022
Ascom TJMA

Com o objetivo de apontar caminhos ecologicamente sustentáveis para as edificações do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão conclui, nesta quarta-feira (23), o curso Inovação e Construções Sustentáveis. A capacitação, com duração de 16 horas-aula, acontece no Centro Administrativo do TJMA (Rua do Egito), nos turnos da manhã e tarde, e é destinada ao aprimoramento dos engenheiros, arquitetos, técnicos e analistas da Diretoria de Engenharia, que discutem métodos e técnicas sustentáveis de construção, bem como processos de edificação e urbanização mais aplicáveis no Maranhão.

O conteúdo programático trata ainda sobre o conceito de sustentabilidade; casos de riscos e danos ambientais relacionados à construção de edifícios e de supra estruturas urbanas; avaliação de risco e de dano ambiental; simulação de soluções relacionadas à construção de edifícios e de supra estruturas urbanas, sob o princípio da sustentabilidade ambiental.

Segundo o desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental, o curso tem papel fundamental na formação de agentes transformadores no âmbito Judiciário maranhense. “Com a formação desses agentes multiplicadores de ideias, nós vamos com firmeza fiscalizar as obras em curso e melhorar a sustentabilidade de nossos prédios. É inadmissível construir sem que se tenha cuidado com a natureza”, asseverou.

 

Desembargador Jorge Rachid, na abertura do curso, no Centro Administrativo do TJMA

 

Participa como formadora a professora doutora Bárbara Prado, coordenadora do Laboratório da Paisagem e do Ambiente Construído (LAPA-UEMA). Para a pesquisadora, um dos propósitos do curso é justamente alterar paradigmas, a fim de valorizar a sustentabilidade. “É uma questão de sobrevivência para que tenhamos um futuro”, afirmou.

A professora destaca que há um fundamentado na lógica do mercado que acaba por normalizar a degradação do meio ambiente a fim de se obter lucro, como as Ilhas de calor, o desmatamento, descarte irregular de materiais de construção.

Bárbara Prado é doutora em Urbanismo pela UFRJ, com experiência nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo (projeto e construção), arquitetura paisagística, planejamento ecológico da paisagem, projeto de espaços livres, conservação integrada e conforto ambiental.

SUSTENTABILIDADE

Na programação, também foram destacadas ações que tem contribuído para implementação da sustentabilidade no âmbito do TJMA, mesmo em projetos já construídos, como a reutilização de água nas reformas internas, uso da iluminação e ventilação naturais, energia solar, torneiras com redutores de fluxo, entre outras ações que diminuem o impacto sobre o meio ambiente e garantem economia de recursos naturais.

De acordo com o diretor de Engenharia, Luiz Claudio Patricio de Lima, está sendo desenvolvido pelo TJMA projeto-piloto de edificação totalmente sustentável, que adota os princípios sustentáveis desde o planejamento até a entrega da obra. Inicialmente, as técncias devem ser adotadas em projetos para construção de novos salões do júri nas comarcas do Estado.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS