Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Avanços na tecnologia do TJMA levam internet mais rápida para todo o Estado

As novas tecnologias incrementadas em 100 dias de gestão visam a melhor prestação do serviço público

12/08/2022
Glaucilene Oliveira

Novas tecnologias e ferramentas cada vez mais modernas já fazem parte do dia a dia do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a exemplo da plataforma de trabalho colaborativa, o Google Workspace, implantada em maio de 2022, e das migrações dos circuitos de dados e Internet para melhorar a velocidade da internet nas unidades judiciárias de todo o Estado .  

Essas, dentre outras 20 ações, integram uma série de atividades desenvolvidas pela Diretoria de Informática durante os cem dias da atual gestão do Judiciário maranhense, e foram apresentadas em um relatório da Diretoria. 

Tratam-se de projetos ligados à tecnologia e à informação para melhorar a rotina de trabalho dos servidores e servidoras, magistrados e magistradas, e consequentemente,  a prestação de serviços jurisdicionais para os cidadãos e cidadãs maranhenses. Até o final do ano de 2022 e início de 2023, estão previstas para serem concretizadas mais 30 ações e projetos. 

O documento também mostra ações com foco na sustentabilidade. Cerca de 437 impressoras nas diversas unidades do Tribunal serão desinstaladas até dezembro de 2022, atendendo a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 400 e ao Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário. O processo de readequação do parque de impressoras  iniciou em junho, ocasionando uma economia de papel, além da redução mensal no desembolso dos serviços de locação dos equipamentos.

PROJETOS E AÇÕES

Uma das ações mais expressivas está sendo o projeto de migrações dos circuitos de dados e Internet para melhorar a velocidade da internet nas unidades judiciárias do Estado, atendendo uma demanda atual.  A migração teve início em 11 de maio, sendo implantada até agor em 78 localidades, que além da melhoria dos serviços, gerou até o momento uma economia mensal de mais de R$ 439 mil aos cofres públicos. Após a implantação total, haverá uma economia de aproximadamente R$ 8 milhões.

Além disso, entre os meses de  junho, julho e agosto de 2022, foram entregues cerca de quatro projetos na área de sistemas de informação. Tem-se como exemplo a “Atermação On-Line”, um sistema para registro on-line de queixas em Juizados Especiais, realizado em junho, bem como o “Sistema Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-ARQ”, que objetiva a preservação e acesso aos documentos arquivísticos do Poder Judiciário e está em consonância com o Art. 34 da Resolução 234/2020 do CNJ. Ele deve ser colocado em produção até o dia 31 de agosto deste ano.
 

OUTROS PROJETOS

Com a migração dos serviços do Tribunal para o ambiente digital, tem-se a necessidade de ampliação da infraestrutura para guardar informações. Em razão dessa necessidade, o Tribunal instalou no início de agosto equipamentos de armazenamento de dados que extrapolam 670 terabytes líquidos, permitindo a atualização e o incremento do parque de armazenamento de dados para as mais diversas aplicações, principalmente o PJe, seus módulos, como por exemplo o PJe Mídias,  a digitalização do acervo físico e o RDC-ARQ.

Para lidar com todas essas mudanças e tecnologias, o local onde estão concentrados os sistemas computacionais do TJMA, também está passando por melhorias. Foi iniciada em agosto de 2022 a implantação do novo Data Center do Poder Judiciário, que será entregue em dezembro de 2022. 

O seu objetivo é permitir um ambiente seguro e redundante para abrigar a infraestrutura computacional e garantir a continuidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal. A ação atende às Resoluções CNJ nº 370/2021 e 396/2021.

EM EXECUÇÃO

Conforme o documento, continuam sendo  realizadas ações de atendimento às unidades e apoio à Corregedoria Geral de Justiça. A exemplo do projeto “Comarca on-line”, que visa modernizar a infraestrutura computacional com as entregas de novos computadores, dentre outros equipamentos e requisição de serviços. 

Já foram instalados switches e no-breaks em mais de 99 comarcas. E, para controlar apenados por sistema biométrico, em conjunto com a UMF - Unidade de Monitoramento e Fiscalização, serão instalados 83 kits biométricos até dezembro de 2022.  Além do apoio às instalações e manutenções das salas de depoimentos especiais.

Também em dezembro de 2022, deve-se melhorar a apresentação dos dashbords  um painel visual que contém informações, métricas e indicadores – do Termojuris no 1º Grau e iniciar a implementação do Termojuris no 2º Grau. 

Várias ações concretas já foram realizadas para isso, como a aquisição da ferramenta Power BI, que permite visualizações interativas, uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios. As ações de treinamento para operar a ferramenta, com apoio da Escola Superior de Magistratura do Maranhão (Esmam) e do Toada Lab finalizam em 19 de agosto. 

PRODUTIVIDADE E ATENDIMENTO

O relatório também apresentou dados sobre a produtividade dos diversos setores da Diretoria de Informática durante esse período dos cem dias de gestão, apontando os atendimentos realizados por diversos setores da Diretoria que, como um todo, atendeu 25 mil solicitações que originaram 27 mil tarefas.

Em relação à manutenção de equipamentos, foram atendidas mais de 4 mil solicitações e cerca de 5 mil tarefas realizadas. Quanto à Infraestrutura de Redes, Data Center e Telefonia, tiveram cerca de mil solicitações atendidas e 2 mil tarefas realizadas. Com relação a Sistemas de Informação e Banco de Dados, 4 mil solicitações foram atendidas e 5 mil tarefas realizadas. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS