Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA discute ações de saúde institucional

28/06/2022
Danielle Limeira

Com o objetivo de discutir iniciativas e ações institucionais de continuidade voltadas à orientação, prevenção e garantia da saúde, no âmbito do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), reuniu-se, nesta terça-feira (28/6), com integrantes das três frentes de saúde institucional do Judiciário: o Comitê Estadual de Saúde, a Diretoria de Recursos Humanos e o Núcleo Socioambiental.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações de saúde já desenvolvidas e as que estão em andamento pelas unidades mencionadas. Também foi discutida a necessidade de atuação conjunta e integrada, em parceria contínua, entre todas as frentes de saúde do Judiciário. “As ações precisam ser integradas, não apenas oriundas de uma única unidade, para que todo o trabalho de saúde funcione no Judiciário”, disse o desembargador Jamil Gedeon, presidente do Comitê Estadual de Saúde.

Outro aspecto importante ressaltado foi à respeito da necessidade de interiorização dos serviços de saúde prestados pelo Judiciário. “As atividades de prevenção e saúde precisam ser levadas às comarcas do interior do Estado, com prioridade ao formato presencial. Quando levamos os nossos serviços de forma itinerante, temos uma adesão completa”, disse o desembargador Jorge Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental do TJMA.

Também presente na reunião, a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Flávia Alexandrina, mencionou a importância das parcerias externas para viabilizar as atividades de saúde. Ela citou o exemplo do próximo evento promovido pelo Tribunal, entre os dias 4 e 7 de julho, com o Projeto “Qualidade de Vida no Judiciário", que contará também com a participação de equipe multiprofissional da Secretaria de Gestão e de Saúde do Executivo estadual.

Sobre as parcerias, o desembargador Rachid ressaltou o sucesso do Programa Qualidade de Vida, iniciado em 2016, que dá atenção à saúde primária de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo dados do Núcleo Socioambiental, em 2021, somados os alcances presenciais e virtuais, foram 65.185 participações em ações de qualidade de vida no Judiciário maranhense.

Também participaram da reunião, o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira; o médico do TJMA, André Luiz Neves Pereira (CRM 3527), representando a chefe de divisão Médica, Keila Lígia de Melo; a psicóloga do TJMA, Ingrid Rodrigues; a coordenadora dos Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos, Mariany Melo Oliveira; a coordenadora da Central de Mandados, Laysa Paz Martins Mendes e o secretário de esportes e lazer do Sindjus, Marcos Gilson Ferreira Amaral.

AÇÕES INSTITUCIONAIS DE SAÚDE

O Tribunal de Justiça tem realizado um trabalho árduo e contínuo de orientação à prevenção da contaminação pelo Coronavírus e às alterações relativas à prestação jurisdicional, diante da pandemia da Covid-19. 

Durante todo o período da pandemia mundial da Covid-19, os profissionais de saúde do Poder Judiciário do Maranhão têm prestado atendimento e dado orientações constantes por meio de vídeos institucionais e campanhas de saúde. 

O Portal da Saúde reúne informações e orientações sobre os serviços ofertados pela Coordenadoria dos Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Como apoio psicológico, semanalmente, a psicóloga Ingrid Rodrigues produz uma série de vídeos com temas essenciais para o equilíbrio emocional e saúde mental em tempo de mudanças e adversidades. O conteúdo está disponível no canal do Youtube/tjmaoficial.

Mais informações:

Portal do Comitê Estadual da Saúde: http://www.tjma.jus.br/hotsite/saude
Portal do Núcleo Socioambiental: http://www.tjma.jus.br/hotsite/nsa
Portal da Saúde: http://www.tjma.jus.br/hotsite/saude

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br 

 

GALERIA DE FOTOS