Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Justiça Restaurativa nas Universidades - roda de diálogo aberta ao público

Evento virtual terá transmissão ao vivo e vai apresentar a Justiça Restaurativa como alternativa para a solução de conflitos

03/06/2022
Ascom ESMAM

As práticas de Justiça Restaurativa - técnica de solução de conflitos que preza pelo diálogo entre vítimas e ofensores – será tema de roda de diálogo direcionada ao público universitário, na terça-feira (7), às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Canal EAD ESMAM no Youtube. O evento virtual Difusão do Paradigma Restaurativo: a incidência da Justiça Restaurativa a partir das Universidades é uma promoção do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR/TJMA), vinculado à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (CIJ-TJMA). Apoiam a iniciativa, a Rede Maranhense de Justiça Juvenil (REMAJU) e  Escola Superior da Magistratura (ESMAM).

Voltada à comunidade acadêmica, a transmissão ao vivo é aberta a todos que tenham interesse no tema e, especialmente, professores e alunos de programas de graduação e pós-graduação em Direito, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Letras, Ciências Sociais no Maranhão. O certificado de participação será emitido mediante o registro de presença via link específico, que será divulgado durante a atividade, na plataforma de transmissão.

São convidados para o debate os professores doutores Fernando Jayme, Nirson Medeiros da Silva Neto e Inês Maria de Carvalho Campolina que, na ocasião, vão apresentar boas práticas e discutir, junto aos demais participantes, a Justiça Restaurativa como uma alternativa para a solução consensual dos conflitos e promoção da Cultura de Paz.

O evento vai contar com a mediação do juiz Jorge Leite, coordenador do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR) e da professora Carla Costa, articuladora da REMAJU e especialista em Justiça Restaurativa.

CONHEÇA OS CONVIDADOS

 

SAIBA MAIS SOBRE O TEMA

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado.

Nessa lógica, a iniciativa do NEJUR/TJMA, em parceria com a REMAJU, dá início a um debate amplo para o incentivo à articulação local e difusão do tema nos espaços acadêmicos, possibilitando o desenvolvimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em Justiça Restaurativa, o compartilhamento de experiências exitosas no país e o debate de novas possibilidades, para implantação no Maranhão.

A REMAJU

A Rede Maranhense de Justiça Juvenil (REMAJU) é uma articulação de organizações governamentais e não-governamentais que atua, desde 2009, na disseminação de práticas restaurativas e na qualificação das políticas públicas voltadas para adolescentes em conflito com a lei no Maranhão. Atualmente, mais de vinte organizações integram a Rede, incluindo o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), em compromisso firmado por meio do Protocolo de Intenções.

 

(Com informações da REMAJU)

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

GALERIA DE FOTOS