Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Jornada da Sustentabilidade do Judiciário será de 5 a 10 de junho

As inscrições acontecem de 27 de maio a 2 de junho

27/05/2022
Ascom/TJMA

“O Judiciário por Uma só Terra". Esse é o tema da Jornada da Sustentabilidade 2022 do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em alusão à Semana do Meio Ambiente. O evento, organizado pelo Núcleo Socioambiental, com o apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), e da Corregedoria Geral da Justiça, ocorrerá de 5 a 10 de junho. Em formato híbrido, as ações incluem atividades presenciais e on-line, com transmissão de palestras e painéis, dias 6 e 7, por meio do canal do TJMA Oficial no YouTube.

Neste ano, o ciclo de palestras ocorrerá na sala de Sessões Plenárias do Palácio da Justiça Clóvis Bevilacqua. As inscrições acontecem de 27 de maio a 2 de junho. Para participar presencialmente, serão disponibilizadas 100 vagas para o público interno, sendo 50 para magistrados e magistradas e 50 para servidores e servidoras, que podem se inscrever pelo Sistema Tutor. Também haverá 50 vagas para o público externo, que deve realizar a inscrição mediante o preenchimento de um formulário on-line

Com o objetivo de alcançar todas as comarcas do Estado, o evento será transmitido simultaneamente pelo youtube. Para receber a certificação por participação on-line, os interessados devem se inscrever no ato do evento, em link fixado no bate-papo do YouTube. 

A abertura oficial está marcada para segunda-feira (6) – data a partir da qual ocorrerão palestras e painéis – às 9h30, com a presença dos desembargadores Paulo Velten (presidente do TJMA); Fróz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça); Jorge Rachid (presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – PLS) e José Jorge Figueiredo (diretor da ESMAM).

Os temas englobam a importância da valoração ambiental; como o Judiciário maranhense atua diante a proteção do meio ambiente; o impacto da ação coletiva na preservação ambiental; entre outros. Ainda, terá a apresentação da Meta Global para GPJ 2022 – meta do Índice de Desempenho de Sustentabilidade - IDS, o lançamento do Prêmio TJMA Sustentável 2022 e o anúncio dos ganhadores do Selo Verde e Selo Esmeralda da premiação Selo Verde 2021.

As atividades já iniciam em 3 de junho. Neste dia, às 18h está prevista a iluminação em verde na fachada do Palácio Clóvis Bevilacqua, prédio sede do TJMA. 

UMA SÓ TERRA

O tema do evento do Poder Judiciário faz alusão ao tema da campanha mundial “Uma Só Terra”, realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lema que foi resgatado da Conferência de Estocolmo de 1972, após 50 anos, por se manter pertinente.

A campanha defende a mudança ambiental transformadora em escala global e chama a atenção para a ação climática, a ação na natureza e a ação na poluição, ao mesmo tempo em que incentiva a todos e todas a viver de forma sustentável.

O Poder Judiciário do Maranhão, como instituição que tem o compromisso de atuar de forma "socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável", conforme os pilares da sustentabilidade e pautado na transparência e na boa governança, une forças para envolver a sociedade na campanha de mobilização mundial.  

Confira AQUI a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS