Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inscrições para palestra sobre assédio moral seguem até esta quinta-feira, 5

A palestra será ministrada pela psicóloga e executiva de Recursos Humanos Fábia Karla

04/05/2022
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, promove no dia 6 de maio, às 9h, Auditório Desembargadora Madelena Serejo (Fórum Desembargador Sarney Costa), a palestra “O Assédio na contemporaneidade e seus impactos na identidade e na saúde mental dos servidores e servidoras”, com o objetivo de ampliar a conscientização a respeito dos assédios no âmbito do Judiciário maranhense.

O evento é aberto ao público externo, que poderá inscrever-se no dia e local da palestra, e no chat que será ativado na plataforma do YouTube durante a palestra. Para os servidores (as) e magistrados(as) do TJMA, as inscrições estão abertas no sistema acadêmico Tutor, até 5 de maio, com direito a certificação.

A palestra será ministrada pela psicóloga e executiva de Recursos Humanos Fábia Karla, e será transmitida ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube.

A iniciativa considera a Resolução Nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável.

A Política de que trata a Resolução orienta-se pelos princípios de respeito à dignidade da pessoa humana; não discriminação e respeito à diversidade; saúde, segurança e sustentabilidade como pressupostos fundamentais da organização laboral e dos métodos de gestão; gestão participativa, com fomento à cooperação vertical, horizontal e transversal; reconhecimento do valor social do trabalho; valorização da subjetividade, da vivência, da autonomia e das competências do trabalhador; primazia da abordagem preventiva; transversalidade e integração das ações; responsabilidade e proatividade institucional; sigilo dos dados pessoais das partes envolvidas e do conteúdo das apurações; proteção à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas; resguardo da ética profissional; e construção de uma cultura de respeito mútuo, igualdade de tratamento e soluções dialogadas para os conflitos no trabalho.

O objetivo do Conselho Nacional de Justiça é ampliar as campanhas internas dos tribunais no tocante ao tema de combate ao assédio moral e sexual e da discriminação. Conforme o texto aprovado, as ações preventivas e formativas deverão ser realizadas durante toda a semana, contemplando magistratura, servidores, servidoras e demais profissionais que atuam nos tribunais. Este ano, a semana será realizada entre os dias 2 a 6 de maio.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten Pereira, assinaram a Portaria Conjunta – 102022, instituindo a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, no Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

Em seu artigo 1º, o documento dispõe sobre a composição da referida comissão, no âmbito do 1º e 2º graus da Justiça maranhense, dentre servidores, servidoras, juízes e juízas, além de colaborador(a) terceirizado(a) e estagiário(a).

O TJMA editou também editou o Ato da Presidência nº 9 de 15 de março de 2022 (http://www.tjma.jus.br/atos/tj/geral/502147/118/pnao) que dispõe sobre a designação de membros para compor o Comitê de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJMA. A presidência da Comissão é exercida pelo desembargador Ronaldo Maciel.

PALESTRANTE

A palestrante Fábia Karla, além de psicóloga é especialista em Gestão de Pessoas; executiva de RH com mais de 10 anos de atuação; graduada ADM de RH; M.S em Administração - em conclusão; formações DISC, remuneração, orientação profissional e de Carreira; formação internacional Coaching; formação em Psicofarmacologia; mentoria de carreiras, orientação profissional e reorientação de carreiras, preparação para o Aposentar, desenvolvimento de TIMES, Lideranças,
Saúde Mental no Trabalho; Psicologia Clínica Infantojuvenil, Idosos e Adultos.

Fábia Karla também tem experiência com palestras e treinamentos nas áreas de gestão, liderança, comunicação não violenta, propósito e missão pessoal, cultura organizacional, qualidade de vida e psicodinâmica do trabalho.

SERVIÇO:

Palestra: “O Assédio na contemporaneidade e seus impactos na identidade e na saúde mental dos servidores e servidoras”
Data: Dia 6 de maio deste ano, às 9h

Local: Auditório Desembargadora Madelena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney; transmissão ao vivo no Youtube do TJMA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS