Poder Judiciário/Mídias/Notícias

LIBRAS Básico para profissionais do TJMA

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 7 DE ABRIL

05/04/2022
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Permanente de Inclusão e Acessibilidade de Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realiza, de 11 a 29 de abril, das 14h às 18h, o Curso Básico de Libras - meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas. A capacitação, na modalidade presencial, com duaração de 60 horas, é destinada a servidores e servidoras que atuam no Judiciário. 

As inscrições para o curso estão abertas até 7 de abril (quinta-feira), no sistema acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela. Faça a sua inscrição AQUI! São somente 14 vagas disponíveis.

A iniciativa atende ao disposto na Resolução nº 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras normas que orientam sobre a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre as Pessoas com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A habilitação de servidores e servidoras intérpretes de Libras é promovida pela ESMAM desde 2009. Ao longo desse período, mais de 20 ações educacionais foram realizadas, capacitando cerca de 600 alunos, nos níveis Básico I e II.

CONTEÚDO 

O objetivo é levar os participantes a compreender Libras como uma língua natural, adquirir vocabulário básico geral e reconhecer a imagem do sujeito surdo e suas particularidades culturais e linguísticas, além de possibilitar oportunidades para a prática da linguagem de sinais e ampliação do conhecimento sobre os aspectos da cultura da comunidade surda.

De acordo com o conteúdo programático, o curso propõe a reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos, a partir da perspectiva sociocultural e linguística. Atuará como tutora a professora Georgiana Castro dos Santos Lisboa

  1. Histórico sobre a Língua Brasileira de Sinais; Comunidade, Cultura e Identidade Surda;
  2. Alfabeto Datilológico, Sinais de Nomes e Cumprimentos;
  3. Vocabulário básico de uso cotidiano. Sistematização dos Vocabulários;
  4. Pronomes: pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos e indefinidos.
  5. Tipos de frases: Afirmativa, Interrogativa, Exclamativa e Negativa.
  6. Relação de Parentesco e família em geral.
  7. Alimentos, Cores/ tonalidades e Animais.
  8. Tipos de Numerais: Numerais Cardinais / Ordinais / Quantidade.
  9. Calendário, datas comemorativas e Advérbios: tempo, modo, frequência.
  10. Verbos, Adjetivos, Advérbios: tempo, modo, frequência;
  11. Profissões, Meios de Transportes, Estados, Municípios, lugares e Bairros;

A TUTORA

Georgiana Castro dos Santos Lisbôa é intérprete de Libras, pedagoga, com mais de 20 anos de experiência. Especialista em Educação Especial, Técnicas de Tradução e Interpretação e Docência de Libras; vice-presidente da Associação de Intérpretes e Guias Intérpretes do Maranhão (AMATILS).

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS