Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mensagem de servidores e servidoras encerra campanha Setembro Amarelo

A campanha foi amplamente divulgada nas redes sociais com mensagens de motivação

29/09/2021
Danielle Limeira

A Campanha Setembro Amarelo “Sua Vida Importa” do Tribunal de Justiça do Maranhão, iniciada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro – lança vídeo de encerramento com mensagens de servidores e servidoras para chamar atenção à problemática. O vídeo também conta com abordagem da psicóloga do TJMA, Ingrid Rodrigues, para conscientizar a população sobre a prevenção e a busca de ajuda quanto à saúde mental.

O TJMA, anualmente, promove a Campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre a importância do combate e prevenção ao suicídio, chamando a atenção da sociedade sobre o tema. O presidente da Corte estadual, desembargador Lourival Serejo, ressalta que "entender o suicídio como uma questão de saúde e elaborar estratégias para a sua prevenção é fundamental”.  


REDES SOCIAIS

As mensagens veiculadas nas redes sociais oficiais do TJMA foram elaboradas com base em reflexões provocadas no artigo da psicóloga do TJMA, Tatiana Oliveira de Carvalho, com o título “O Sentido da Vida na Prevenção da Automutilação e do Suicídio”. O artigo tem fundamento nas ideias de Viktor Emil Frankl (2011, 2016, 2019), psiquiatra vienense fundador da Logoterapia, uma psicoterapia centrada no sentido da vida. As postagens fazem alusão a cinco premissas que envolvem a temática do suídicio: Culpa, Vazio Existencial, Sentido da Vida, Atitudes e Experiências de Vida e Atitudes positivas diante das dificuldades.

Setembro CARD 3

setembro CARD 4

Setembro Card 5

ONDE PROCURAR AJUDA

Para obter ajuda e apoio emocional de prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), atentende de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias, discando 188.

No Maranhão, também há atendimentos disponíveis nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), hospitais, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas secretarias municipais de saúde.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS