Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Setor Médico do Fórum de São Luís alerta para prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO

24/09/2021
Priscilla Costa

A Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) está realizando conscientização do público para prevenção ao suicídio neste mês de setembro. A ação conta com a divulgação de informações sobre como oferecer ajuda e onde buscar atendimento especializado. No dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o alerta e a ajuda está disponível durante todo o ano.

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio, sendo uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

O Setor Médico traz orientações sobre a prevenção:

1) Ouça a pessoa com a mente aberta e ofereça seu apoio;

2) Incentive a procurar ajuda de um profissional;

3) Não julgue, não banalize e não dê sermões;

4) Diga frases de incentivos;

5) Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure a ajuda de profissionais dos serviços de emergência.
 

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio e atende, sob sigilo, de forma voluntária e gratuita, todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento é realizado 24 horas todos os dias, por telefone (188), e-mail ou chat. Para mais informações acesse o sítio: www.cvv.org.br

Outros locais que oferecem ajuda profissional na prevenção ao suicídio é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizados nos endereços: Rua Projetada II, Jardim Eldorado; Avenida Getúlio Vargas, 2738, Monte Castelo e Rua 2, 225, Olho d´água. O Hospital Nina Rodrigues (3232-5080) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (192) também podem ser acionados na busca por ajuda profissional.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS