Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Coordenadoria da Infância e Juventude finaliza curso de apadrinhamento

O evento é uma iniciativa da CIJ em parceria com a ESMAM

14/09/2021
Glaucilene Oliveira

Foi realizado, de forma on-line, o último encontro do curso “Apadrinhamento como estratégia de efetivação do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em medida protetiva/acolhimento”. O evento é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude – CIJ, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). 

Ministrado pelo Instituto Fazendo História, o curso teve início em julho deste ano e foi finalizado no dia 9 de setembro de 2021. Ele é mais uma das ações lineares da Coordenadoria da Infância e Juventude voltada à implantação do Programa de Apadrinhamento no Judiciário Maranhense. Ao todo ocorreram cinco encontros quinzenalmente, nos dias 15/07, 29/07, 12/08, 26/08 e 09/09, por meio de videoconferência, no horário das 14h às 16h. Os participantes receberam um certificado com carga horária de 12 horas/aula.

O projeto da capacitação foi de autoria da analista judiciária – psicóloga, Ana Carolina Silva Costa Monteiro, lotada na Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA.

A tutora do curso foi a psicóloga Heloísa de Souza Dantas, doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; mestre pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e em Psicologia Comunitária pela Michigan State University (Michigan/ EUA) e formação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Participaram da capacitação servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão e profissionais de equipes interdisciplinares de serviços de acolhimentos das Comarcas de Codó, Açailândia, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Pinheiro, Barra do Corda, Timon, Imperatriz, Balsas, São José de Ribamar e São Luís.

APADRINHAMENTO

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição, para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento, nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.

O apadrinhamento constitui-se como estratégia à efetivação do direito à convivência familiar e comunitária daqueles e daquelas que se encontram em medida protetiva em serviços de acolhimento.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS