Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Núcleo Socioambiental destaca iniciativa sustentável do Fórum de São Luís

O Fórum de São Luís instalou coletores de pilhas e baterias em consonância com o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário maranhense

26/07/2021
Glaucilene Oliveira

Os materiais aptos para o descarte, quando são depositados no lugar certo, podem contribuir tanto para o meio ambiente, quanto para a economia. Em consonância com a gestão sustentável de resíduos sólidos do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Fórum Desembargador Sarney Costa implantou o descarte de pilhas e baterias no local visando o destino correto desses materiais. 

A gestão de resíduos foi aberta para os servidores, servidoras, magistrados e magistradas entregarem pilhas e remédios a partir de 2017, pelo Núcleo de Gestão Socioambiental, presidido pelo desembargador Jorge Rachid. De 2017 até o momento, foram 480 quilos de pilhas e baterias de celular. Materiais contaminantes são destinados à empresas parceiras para não poluírem o meio ambiente.

O descarte irregular das pilhas e baterias pode interferir na contaminação do solo, visto que possuem substâncias tóxicas que não são biodegradáveis. Pensando na destinação correta e na redução do impacto negativo das atividades do poder judiciário no meio ambiente, foram colocados no Fórum oito cestos para coleta de pilhas e baterias. No primeiro momento, foram instalados seis, sendo um no primeiro andar, e os demais do terceiro ao sétimo andares.

Coletor

Conforme a chefe da Divisão de Material e Patrimônio do Fórum, Halana Alencar, os objetivos são descartar de forma adequada pilhas, baterias e todo tipo de material reciclável; garantir a melhor destinação possível desses materiais com a reciclagem deles; e contribuir para a melhoria da preservação ambiental e para um consumo sustentável desse e de outros materiais.

Com essa ação, as pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas e podem receber um tratamento visando o descarte que não agrida tanto o meio ambiente. Além de poderem ser recuperadas em sua forma metálica e reutilizadas como matéria-prima na confecção de novas pilhas e baterias, os metais e componentes químicos reaproveitados e tratados ganham um novo destino útil: como a produção de cimento, bem como o formato de matéria-prima em processos industriais na forma de corantes e pigmentos.

NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL

O item 4.4 do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Maranhão, especifica sobre a gestão sustentável ambiental e socioeconômica de resíduos recicláveis descartados, através de ações destinadas à separação e destinação correta no poder judiciário maranhense, com base na Resolução CONAMA 275/2001, Lei 12.305/2010 (PNRS) e Decreto 5.940/2006 (Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências) e a realidade local.

O TJMA tem como meta implantar e aprimorar a coleta seletiva visando à destinação de resíduos sólidos para cooperativas de catadores. Os recursos materiais, humanos e financeiros serão de responsabilidade do TJMA, condicionados à disponibilidade orçamentária.

 

Agência TJMA de Notícias
ascom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS