Nesta quarta-feira (6/11), o Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) teve mais uma manhã voltada para uma pauta de solidariedade. A I Semana de Mobilização pela Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), que acontece até o próximo sábado (9/11), teve prosseguimento e alcançou profissionais em suas unidades de trabalho.
A finalidade é alcançar o maior número de pessoas e promover o debate em torno da doação de órgãos como medida que salva vidas, inclusive, daquelas pessoas que dizem ser doadoras, mas que podem vir a precisar de um transplante. As ações da Semana resultam da parceria entre a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), o Colégio Notarial do Brasil (CNB-MA) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes (CET-MA).
Coord. Adjunta da CET-MA, Heloisa Furtado, durante conversa com profissionais do TJMA
Nesta etapa da mobilização, além da abordagem na entrada do Fórum, ações foram desenvolvidas em diversas unidades de trabalho – judiciais e administrativas –, como forma de alcançar profissionais do Judiciário, reforçando o engajamento da instituição nesta pauta humanitária. É o caso da servidora Andrea Colins, que participava de uma ação de treinamento, quando teve a oportunidade de saber um pouco mais sobre a AEDO e tirar dúvidas sobre o procedimento.
“Fiquei muito feliz de saber que tem uma equipe do cartório disponibilizada para facilitar a emissão da AEDO. Eu acho muito importante, porque as pessoas falam muito que gostariam de ser doadoras, mas o ato em si, de serem doadoras, passa despercebido. A autorização eletrônica vai facilitar muito isso, principalmente o trabalho das centrais de transplante em deixar mais claro para os parentes de uma pessoa falecida, já que a permissão precisa ser dada por algum familiar”, frisou a servidora.
Equipe visitou profissionais que participavam de formação no ToadaLab
Durante as abordagens, pessoas que frequentam e profissionais que trabalham no Fórum de São Luís podem tirar dúvidas sobre doações e transplantes, além de realizar a sua AEDO. O procedimento está sendo feito na sala da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-MA), entidade que apoia a iniciativa. Nesta quarta, além da equipe da CET-MA a mobilização contou com a participação de colaboradores do 4º Tabelionato de Notas, que funciona no Shopping Rio Anil.
O processo de emissão da AEDO é rápido, fácil e seguro. O tempo médio gasto para concluir todo procedimento, incluindo a emissão do certificado digital, caso a pessoa não tenha, é de cerca de cinco minutos. A Autorização fica gravada e protegida no cartório da preferência da pessoa doadora, sendo observado o rigor da Lei Geral de Proteção de Dados, que é seguida pelos cartórios.
CONTINUIDADE
Na quinta-feira (7/11), a ação volta a acontecer no Fórum da capital, mas também será realizada no Hospital Carlos Macieira, das 8h às 12, onde haverá abordagem de sensibilização e realização da AEDO. As atividades desta I Semana serão encerradas na manhã do sábado (9/11), durante ação realizada no Hemomar.
Após a conclusão dos trabalhos, será realizado um balanço das ações, a fim de avaliar as atividades desenvolvidas ao longo da semana. A proposta é fazer o registro dessa avaliação, contribuindo para o aprimoramento da iniciativa, que deve ocorrer a cada seis meses.
A campanha objetiva promover o aumento de pessoas que desejam realizar a doação de órgãos e consequentemente de pessoas transplantadas, reduzindo a fila de espera por um órgão. Cerca de 900 pessoas aguardam na fila para transplantes por órgãos ou tecidos no Maranhão.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315