Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Equipes do setor de Recursos Humanos do TJMA recebem capacitação em inteligência artificial (IA)

Curso auxilia na aplicação da IA generativa nas rotinas administrativas do Judiciário

Publicado em 23 de Mai de 2025, 10h50. Atualizado em 26 de Mai de 2025, 10h35
Por Flávia Brandão

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), iniciou nesta quinta-feira (22/5), o curso “DRH Exponencial - Prática de Atos Administrativos com Utilização de Automações e Inteligência Artificial com foco na Engenharia de Prompts”. A formação tem como objetivo de modernizar a gestão de pessoas e promover a inovação institucional, voltado aos servidores e servidoras da área de Recursos Humanos do (TJMA).

A capacitação ocorre de forma presencial e se estende até sexta-feira (23/5), com carga horária de 20 horas. O curso é ministrado pelo juiz e formador da ESMAM, Rodrigo Otávio Terças Santos, especialista em Direito Processual Civil e programação, com atuação na área de ensino jurídico e inovação tecnológica.

Segundo Terças, a formação foi preparada especialmente para atender às demandas da Diretoria de Recursos Humanos. “É um curso solicitado, especialmente com turma fechada, para todo o RH do Tribunal de Justiça do Maranhão, a fim de permitir que esse setor tenha o letramento digital na utilização de IA generativa, otimizando assim a rotina de trabalho”, explicou.

Além da fundamentação teórica, o curso contempla uma oficina prática, na qual os servidores aplicam os conhecimentos em cenários reais da rotina do setor de RH. A proposta é que eles desenvolvam prompts personalizados para automatizar tarefas repetitivas, redigir documentos funcionais com mais precisão e agilidade, além de organizar informações e responder a demandas internas com maior assertividade.

O formador destacou que durante a capacitação estão sendo apresentadas todas as IAs generativas, desde o histórico até o seu funcionamento. "O conteúdo segue conforme a Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça, também destaca as limitações, os focos importantes e o uso ético da inteligência artificial. Todos terão a oportunidade de fazer oficinas e criação de assistentes bem estruturados, para que possam otimizar o trabalho nos seus setores”, detalhou.

De acordo com o projeto pedagógico, a iniciativa surge como resposta à crescente demanda por soluções tecnológicas no setor público, especialmente diante do avanço de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, Gemini e Copilot. Ao longo das aulas, os participantes têm contato com fundamentos da engenharia de prompts, integração de ferramentas com o sistema PJe, automações robóticas e o uso da IA em atos administrativos e judiciais.

Para quem está participando, a oportunidade representa um avanço significativo na modernização da área que administra o quadro de pessoal do TJMA. Ronivon Soares Silva, técnico judiciário e chefe da Divisão de Cadastro, destaca o impacto imediato do curso em sua percepção profissional. “É muito proveitoso, estamos no primeiro momento e já é bem impactante saber o quanto a inteligência artificial pode trazer melhorias de um modo geral para o judiciário, específico para o meu setor, que é RH. Eu estou empolgado com o restante do curso”, afirmou.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS