Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Projeto Conectando Leituras promoveu análise da obra "O Alienista", de Machado de Assis

O projeto é voltado à promoção da leitura e ao intercâmbio cultural entre magistrados, magistradas, profissionais e equipes do TJMA

Publicado em 14 de Mai de 2025, 8h00. Atualizado em 14 de Mai de 2025, 11h06
Por Asscom ESMAM

A literatura voltou a ocupar lugar de destaque no ambiente institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com a realização da segunda edição do projeto Conectando Leituras, promovido pela Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). O encontro aconteceu ma sede da escola, na tarde da sexta-feira (9/5), reunindo servidores e servidoras de diversas comarcas em torno do clássico O Alienista, de Machado de Assis.

O público, formado por 16 participantes (5 presenciais e 11 por videoconferência, por meio da plataforma Zoom), reuniu servidores e servidoras das comarcas de Santa Inês, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro, Olho d’Água das Cunhãs, além da COGEX, Fórum de São Luís e da própria ESMAM.

O projeto é voltado à promoção da leitura e ao intercâmbio cultural entre magistrados, magistradas, profissionais e equipes do TJMA. A proposta é incentivar a prática da leitura e a troca de experiências literárias em um ambiente acolhedor e democrático, estimulando o pensamento crítico e a formação humanística.

A roda de conversa foi mediada pela supervisora de Documentação e Biblioteca Madalena Serejo, Manoelle Santos, com colaboração do professor de Língua Portuguesa Ricardo Miranda Filho (foto abaixo) e da estagiária de Biblioteconomia Clarice Figueiredo.

 

 

“O objetivo é criar um espaço de diálogo sobre temas relevantes abordados nas obras selecionadas, contribuindo para o desenvolvimento da análise crítica e do pensamento reflexivo”, explica Manoelle (foto acima, de vermelho).

Nesta edição, o grupo leu e discutiu O Alienista, obra que ironiza as relações de poder e questiona a tênue linha entre loucura e sanidade. Escrito em 1882, o conto acompanha o médico Simão Bacamarte e suas polêmicas decisões ao classificar e internar cidadãos em sua Casa Verde, revelando o autoritarismo travestido de ciência e a hipocrisia social com o humor ácido característico de Machado de Assis.

SAÚDE MENTAL 

“Percebemos que a leitura proporcionou boas conversas, trocas e reflexões machadianas bem atuais. Foi uma experiência exitosa e cheia de risos, pois O Alienista nos provoca o tempo todo a pensar sobre a saúde mental do outro e de nós mesmos”, destacou a mediadora.

Além do conteúdo da obra, o que marcou a tarde foi o entusiasmo dos participantes com o formato do projeto. “Ler literatura, clássica ou contemporânea, é sempre enriquecedor porque nos transporta para outros lugares, culturas e épocas. Nos torna mais empáticos. Eu sou uma fã de leitura e tudo que ela nos proporciona! Espero participar das próximas edições. Parabéns pela iniciativa!”, comentou a servidora Rosa Maria Moraes Lins, da 2ª Vara da Fazenda Pública.

Lilian Alves, da 1ª Vara de Pinheiro, também celebrou a experiência coletiva da leitura. “Reler O Alienista foi uma experiência maravilhosa. Fiquei entusiasmada com esse reencontro tão vivo com a literatura, que vai além da leitura solitária e nos leva a esse espaço de troca, de reflexão coletiva. Foi enriquecedor perceber como uma mesma obra pode despertar interpretações tão diversas e complementares”, disse.

CLUBE LITERÁRIO

O Conectando Leituras funciona como um clube literário institucional, com encontros bimestrais e limite de até 30 participantes por edição. A atividade é aberta a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário. As reuniões são híbridas — presenciais e virtuais — para facilitar o acesso dos participantes de outras comarcas.

A dinâmica inclui recepção inicial, apresentação dos participantes, debate conduzido por um mediador e votação do livro para o próximo encontro. O projeto estreou no dia 7 de março, com a leitura do premiado Olhos d’Água, da escritora Conceição Evaristo, reunindo 14 participantes.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
YouTube: @eadesmam
Telefone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS