Tiveram início nesta semana (10 a 14/2), no campus da UNOESC-Chapecó, em Santa Catarina, as aulas presenciais do mestrado profissional em Administração Pública, promovido por meio de parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). A turma, formada por 16 profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), participa de uma imersão acadêmica, com integração entre os participantes e docentes do programa de pós-graduação.
Segundo o professor Juliano Spuldaro, coordenador do programa de pós-graduação em Administração da UNOESC-Chapecó, neste período alunos e alunas participam de aulas nos três turnos e terão acesso a três componentes curriculares essenciais: Gestão de Pessoas (ministrado pela professora doutora Sayonara de Fátima Teston), Métodos Qualitativos (sob orientação do professor doutor Dulcimar Julkovski); e Direito Aplicado à Administração Pública (conduzido pelo professor doutor Cristhian Magnus De Marco).
A desembargadora Sônia Amaral, diretora da ESMAM, ressalta que o mestrado profissional em Administração Pública é um passo importante para aprimorar as qualificações dos servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos no mestrado podem ser aplicados diretamente para otimizar os processos administrativos e a gestão pública do estado.
PESQUISA E APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
A mestranda Bianca Giordana Soares, assessora especial de Planejamento e Gestão Estratégica do TJMA, expressou entusiasmo com a experiência de conhecer o campus e a equipe do mestrado, destacando os novos desafios que a turma enfrentará. “Estamos muito motivados com essa iniciativa da ESMAM. A UNOESC nos acolheu muito bem”, afirmou.
Bianca relatou que a primeira disciplina, Gestão de Pessoas, possibilitou discussões sobre a realidade do Tribunal de Justiça, levantando problemáticas que as dissertações e artigos podem ajudar a resolver. Além disso, a disciplina de Métodos Qualitativos está capacitando os alunos para realizar pesquisas de forma rigorosa, garantindo a fidedignidade dos dados.
Outra mestranda, a chefe da Divisão de Arquivo do Fórum de São Luís, Patrícia Santiago, afirmou que os professores são altamente qualificados e trouxeram informações e reflexões de pesquisas muito recentes, tanto nacionais quanto internacionais. “As expectativas foram superadas e o conteúdo apresentado já está contribuindo para a melhoria do exercício de nossas funções, especialmente na gestão de pessoas e na prevenção e resolução de problemas”, observou.
O analista judiciário Carlos Belo, Secretário-Geral da ESMAM e aluno do mestrado, ressaltou a importância da qualificação. Ele acredita que o mestrado proporcionará um aprofundamento profissional e acadêmico, com foco em disciplinas como métodos qualitativos, gestão de pessoas e direito aplicado à administração pública. “O objetivo é aprimorar a gestão estratégica, alinhando-a às demandas do Tribunal de Justiça. A partir da identificação do planejamento estratégico do TJMA como objeto de estudo, o intuito é desenvolver pesquisas e soluções para aprimorar a gestão pública”, disse.
SUPORTE
Alunos e alunas também elogiaram o suporte prestado pelos professores e pelas professoras, que estão sempre disponíveis para auxiliar na aprendizagem. Além dos conteúdos acadêmicos, a imersão em Chapecó proporciona aos servidores do TJMA uma vivência na cultura da região Sul do país, com contato com os costumes locais, cases de sucesso e troca de experiência com egressos do curso.
Ao longo de 2025, ainda estão previstas outras duas semanas presenciais, em julho e outubro. O formato do curso inclui também encontros remotos síncronos, garantindo que os alunos possam conciliar a rotina profissional com a formação acadêmica.
Conforme a Portaria ESMAM 422024, para o cumprimento dos créditos necessários, o curso acontecerá presencialmente, em turma regular no Campus de Chapecó, sendo também, composto por disciplina de Seminário de Dissertação, realizada em São Luís, e atividades complementares presenciais, por videoconferência, em plataforma disponibilizada e gerida pela UNOESC.
SOBRE O MESTRADO
O curso teve início no dia 27 de janeiro, na sede da ESMAM, em São Luís. Avaliado com nível “excelente”, o programa de pós-graduação em Administração da UNOESC recebeu nota 5 pela pela CAPES na última avaliação, por combinar “capacitação teórica e conceitual de alto nível com aplicações gerenciais do conhecimento". Dos cerca de 80 cursos de mestrado profissional no Brasil, apenas 11 alcançaram essa nota.
O programa oferece duas linhas de pesquisa que abordam temas atuais e de alta relevância para a gestão pública e o desenvolvimento organizacional, contribuindo para o aprimoramento das práticas administrativas no Judiciário:
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800