Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Seminário de Inovação Digital abre discussões sobre inteligência artificial no Judiciário

Tecnologia é destaque em evento que reúne magistrados, magistradas, servidores, servidoras e profissionais da justiça para debater soluções digitais no Judiciário

Publicado em 1 de Nov de 2024, 11h50. Atualizado em 1 de Nov de 2024, 18h26
Por Danielle Limeira

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com o Laboratório de Inovação do TJMA, o ToadaLab, iniciou nessa quinta-feira (31/10) o I Seminário de Inovação Digital do Sistema de Justiça do Maranhão, com o objetivo de promover debates sobre o uso de tecnologia e inovação no Judiciário. O evento, realizado no Auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís, conta com transmissão ao vivo pelo canal da ESMAM no YouTube e reúne magistrados, magistradas, servidores, servidoras, membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Defensoria Pública (DPE).

Na abertura, a desembargadora Sonia Amaral, diretora da ESMAM, destacou a importância de a justiça adotar ferramentas tecnológicas em benefício da sociedade. “A revolução tecnológica que vivemos hoje é inafastável e necessária. Não podemos ter medo do novo, daquilo que vem para contribuir, mas precisamos ter consciência de que o ser humano nunca será substituído por nenhuma inteligência artificial”, afirmou. Segundo ela, o uso de novas tecnologias deve ser direcionado para proporcionar uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente.

IA NO DIREITO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A primeira palestra do seminário foi conduzida pelo juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite Paulo, que apresentou a palestra “A Revolução da Inteligência Artificial no Direito: Desafios e Oportunidades”. Ele destacou o ritmo acelerado de desenvolvimento da inteligência artificial e a necessidade de o Judiciário acompanhar essa evolução sem inibições. “O que a gente vê é uma tecnologia que evolui em uma velocidade gigantesca. Precisamos garantir que as novas ferramentas possam ser testadas e validadas em nosso ambiente, sem que regras excessivas impeçam esse avanço”, afirmou o juiz.

A discussão foi mediada pelo juiz Felipe Damous, do TJMA, que complementou a reflexão sobre como a inteligência artificial pode facilitar o trabalho no Judiciário, contribuindo para decisões mais ágeis e embasadas.

IA E A REALIDADE DO JUDICIÁRIO

Dando continuidade à programação, o juiz Esdras Benchimol, do Tribunal de Justiça de Roraima, falou sobre a “Implementação de Soluções de Inteligência Artificial no Judiciário”. Ele compartilhou a experiência do Tribunal de Roraima, o menor do país em estrutura, explicando como a inteligência artificial tem ajudado a lidar com a demanda judicial e a escassez de recursos. “Temos um quadro reduzido e um número crescente de processos. A tecnologia se apresenta como uma resposta para enfrentar a sobrecarga e garantir os direitos, tanto dos jurisdicionados quanto dos servidores”, destacou o juiz Benchimol.

A palestra foi mediada por Natalia Macedo, encarregada de Dados do Ministério Público do Estado, que reforçou o papel crucial da tecnologia para superar as limitações impostas pela escassez de recursos humanos e financeiros no Judiciário.

Com um público estimado de 150 participantes presenciais, além dos que acompanham online, o evento destaca ainda temas relacionados à segurança cibernética e à proteção de dados pessoais, com palestras programadas para o segundo dia de seminário. 

Participaram da mesa de abertura autoridades e representantes de várias instituições, incluindo a diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago; representando o grupo Maria Firmina, a juíza Anelise Nogueira Reginato; o diretor de Tecnologia da Informação da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Ferdinando Serejo; o procurador do Estado do Maranhão, Valdenio Nogueira Caminha; o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado e a encarregada de Dados do Ministério Público do Estado, Natalia Macedo.

O I Seminário de Inovação Digital do Sistema de Justiça do Maranhão segue até esta sexta-feira (1/11) e se consolida como uma iniciativa do TJMA para explorar o papel da tecnologia no fortalecimento da justiça maranhense e na busca de soluções inovadoras para o setor.

Assista ao primeiro dia do evento:

Assista ao segundo dia do evento


Acesse o álbum do evento: https://flic.kr/p/2qrergm (com fotos de Ribamar Pinheiro e Josy Lord)

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS