O conhecimento contemporâneo dos principais conflitos ambientais identificados no Maranhão, a partir das mais recentes alterações legislativas e da mais atual jurisprudência relativa ao Direito Ambiental Brasileiro serão destaque no curso Inovações do Direito Ambiental Brasileiro, que a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizará nos dias 21 e 22 de agosto, no formato presencial.
As inscrições podem ser feitas até 9 de agosto no sistema acadêmico Tutor.
O objetivo da nova formação, voltada para os profissionais do TJMA, é analisar teórica e juridicamente a complexidade dos conflitos jurídico-ambientais regionais, identificando as principais alterações legislativas em normas de Direito Ambiental brasileiro e o posicionamento da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre as mais atuais questões concernentes a conflitos jurídico-ambientais.
“Projetos de desenvolvimento e grandes obras de infraestrutura instalados em municípios maranhenses têm trazido à tona complexas questões sobre impactos ambientais de ecossistemas nativos, bem como de acesso a recursos naturais. Apesar disso, as instituições do sistema de justiça ainda estão se aproximando da temática e dos inúmeros desafios e obstáculos à concretização das normas de Direito Ambiental”, ressalta a professora e mestra em Direito Ambiental Thaís Emília de Sousa Viegas, que atuará como formadora.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
As aulas teóricas e práticas serão ministradas na sede da ESMAM (Rua Búzios - Calhau), das 8h às 12h e das 14h às 18h, conforme a programação abaixo. Para certificação, é imprescindível 100% de frequência no curso.
21/8 - Quarta-feira
22/8 – Quinta-feira
Núcleo de Comunicação da ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma
(98) 3235 3231