As atualizações legislativas e jurisprudenciais sobre o sistema de precedentes serão tema do curso Precedentes e Soluções de conflitos reiterados – a força vinculante no processo civil brasileiro, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). Podem participar servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Com inscrições abertas até o dia 26 de julho, as aulas acontecerão na sede da escola, na modalidade presencial, nos dias 6 e 7 de agosto, com duração de 16 horas.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI - somente 10 Vagas
A abordagem destaca os aspectos teóricos fundamentais sobre o sistema de precedentes, sua origem e formação, os aspectos teóricos da superação e da distinção de precedentes. Além da análise dos procedimentos que originaram os precedentes no sistema brasileiro e promover uma reflexão final a partir das informações sistematizadas durante o curso.
Com a atuação dos magistrados sendo cada vez mais observada pelo jurisdicionado, se torna mais necessário repensar o perfil de formação deste profissional na busca da articulação entre o real e o desejável pela sociedade. O que implica a integração do desenvolvimento do conhecimento jurídico e humanístico à práxis de forma integrada e sincrônica, em harmonia com os servidores.
Desta forma, o curso de formação continuada visa atender às normas estabelecidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), sendo fundamentado no modelo educacional proposto pela instituição, a partir de eixos temáticos que possibilitem o desenvolvimento das competências profissionais importantes ao exercício da função e a ênfase nos aspectos humanísticos, compreendendo ações que poderão ser aperfeiçoadas no curso da carreira dos servidores.
PRECEDENTES E CÓDIGO CIVIL
O curso abordará a renovação do Código de Processo Civil, que representa uma alteração paradigmática para todos os profissionais do Direito. “O conhecimento das normas e das premissas teóricas fundamentais do Código tem potencial para auxiliar não apenas aqueles que atuam diretamente com o processo civil, mas também os operadores de outros ramos do Direito”, afirma o formador, juiz Maurício Ferreira Cunha, do TJMG.
Além disso, a adoção de um sistema de precedentes é fundamental para a prática jurídica. Assim, o curso propõe utilizar o ambiente de sala de aula para refletir, discutir criticamente e trocar experiências, visando ao aperfeiçoamento das rotinas de trabalho e à melhoria contínua da prestação dos serviços jurisdicionais.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800