Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Lorena Brandão está na nova edição do Café Literário da ESMAM

Juíza do TJMA se declara apaixonada por livros, dá dicas e comenta suas leituras mais recentes

19/05/2023
Ascom ESMAM

O protagonismo feminino circula entre as obras apresentadas no novo Café Literário, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), que nessa edição traz como convidada a juíza Lorena Brandão (TJMA). Na entrevista, a magistrada se declara apaixonada por livros e diz que o envolvimento com o que lê é tão intenso que todos os livros se tornam “marcantes e preferidos”.

Lorena conta que o amor pela leitura começou na infância, nas páginas de Meu Pé de Laranja Lima, romance infantojuvenil, de José Mauro de Vasconcelos, que retrata o menino Zezé, filho de uma família muito pobre, criando um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera. “Ali nasceu o meu interesse pela leitura. Percebi o prazer de pegar uma história que eu não estava assistindo, mas lendo, e criar minhas próprias imagens e emoções. Daí, nunca mais parei de ler”, conta.

Atualmente, os italianos Domico Starnone e Elena Ferrante (pseudônimo de uma autora cuja identidade permanece em segredo) estão entre os autores mais lidos. Na entrevista, há destaque para A Filha Perdida, de Ferrante, que retrata os desafios e diferenças da maternidade para cada mulher.

Lorena também se detém e faz suas análises sobre O Peso do Pássaro Morto, romance no qual Aline Bei narra o impacto das primeiras perdas e do luto na infância, a partir da trajetória de vida de uma personagem dos oito aos 52 anos.

Há ainda espaço para comentários sobre Tudo é Rio, obra de estreia da escritora mineira Carla Madeira; e Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso, que destaca as relações de classe estabelecidas entre a patroa Fernanda e a babá Maju.

Para quem ainda não se descobriu como leitor, Lorena deixa um recado: “No momento em que você gostar de ler, encontrará tempo. Leia o que você gosta, não se obrigue a ler os clássicos, escolha estilos que lhe encantam, obras curtas no início. Encontre um lugar sossegado, evite  metas de leitura e faça disso um prazer”, finaliza.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA NO CANAL EAD ESMAM DO YOUTUBE

 

 

CAFÉ LITERÁRIO

O Café Literário é um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Magistrados, magistradas e outros operadores do Direito compartilham suas impressões sobre o que leem e interpretam, além dos densos textos sobre Direito e Justiça. O objetivo é estimular a leitura de obras importantes e a construção de novos saberes. A filmagem é de Lago Júnior. 

Idealizado e apresentado pela servidora da ESMAM, Anna Tereza Soares, com produção de Lago Júnior e apoio técnico de Giuliano Ricci, o programa está disponível nos canais e redes sociais da ESMAM - @esmam_tjma.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS