Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de Spark para servidores do Judiciário

Inscrições abertas até 12 de fevereiro

08/02/2023
Ascom ESMAM

Em um cenário em que o Poder Judiciário organiza cada vez mais dados, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança uma capacitação voltada para a distribuição e o processamento dessas informações. O Curso de Spark – Distribuição e processamento de dados, voltado para servidores e servidoras do Judiciário, recebe pré-inscrições até o dia 12 de fevereiro. 

A formação é oferecida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) e faz parte das ações de aperfeiçoamento funcional desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).  

No webinário de lançamento do curso de Spark – Distribuição e processamento de dados, realizado na sexta-feira (3/2), Ana Lúcia Andrade de Aguiar, juíza auxiliar da Presidência do Conselho e coordenadora do DPJ, ressaltou que a formação tem caráter técnico, com o objetivo de capacitar os servidores do Judiciário para distribuição e processamento de dados. “A gente percebe que é um desafio para o CNJ e certamente também é um desafio para os tribunais”, pontuou a magistrada na abertura do evento.   

O webinário teve a participação de Carlos Viegas, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e responsável pelo curso. Ele destacou que o objetivo é capacitar os participantes para utilizar as ferramentas mais atualizadas e desenvolver aplicações que possam ser processadas por elas.  

“Os cursistas terão práticas de implementação, configuração e programação, sempre focando na solução de problemas que são similares ou correlatos aos do Poder Judiciário”, afirmou o professor. No webinário, Viegas apresentou a ementa e o conteúdo programático do curso.

Reveja o webinário no canal do CNJ no YouTube

 

CAPACITAÇÃO

O curso de Spark – Distribuição e processamento de dados é voltado para servidores e servidoras do Poder Judiciário e tem como objetivo capacitar os participantes para o desenvolvimento de aplicações que resolvam problemas na área da ciência de dados com o uso das soluções Apache Hadoop e Apache Spark. Os alunos e as alunas irão aprender a realizar tarefas de implantação, configuração e integração de dados em cluster.  

O curso acontece entre os dias 10 de março e 25 de maio, com nove semanas letivas. A formação tem carga horária de 36 horas e será ministrada on-line, com aulas ao vivo (1h30 por semana), plantões de dúvidas (1h por semana) e atividades assíncronas (1h30 por semana). São requisitos: ter conhecimentos do sistema operacional GNU/Linux ou Unix e em linguagem de programação Python e ter um computador com pelo menos 8 GB de memória RAM e 40 GB de espaço em disco.  

Ao final da formação, o aluno terá desenvolvido a capacidade para planejar e preparar a infraestrutura de dados de uma organização, podendo projetar, construir, integrar e manter banco de dados ou outras fontes de dados, bem como conhecerá as técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de aplicações com Apache Spark para o processamento de dados em larga escala. 

Serão realizadas avaliações de desempenho com questionários semanais (questões teóricas e práticas) e uma avaliação de reação ao final do curso. É exigida frequência de participação mínima de 70%. O ambiente de aprendizado Moodle (do Ceajud) será a plataforma utilizada para acompanhamento, comunicação e divulgação dos materiais do curso. 

A capacitação será ministrada professor do DCA da UFRN Carlos Viegas.  

COMO SE INSCREVER

As pré-inscrições estão abertas até 12 de fevereiro e devem ser feitas por meio deste formulário. Ao todo, serão 250 vagas. A seleção dos participantes será realizada pelas equipes do Programa Justiça 4.0, baseada em critérios técnicos. 

JUSTIÇA 4.0

O curso e o webinário integram as ações desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0 para fortalecer a transformação digital no Judiciário. Em 2022, foram ofertadas oito capacitações síncronas em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário para servidores e magistrados, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quatro desses cursos já estão disponíveis na plataforma Moodle do Ceajud, no formato autoinstrucional. 

O Programa Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro e conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

 

Com informaçõs da Agência CNJ de Notícias   

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS