Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Formação de formadores da ESMAM terá início em março

Inscrições para magistrados(as) e servidores(as) podem ser feitas de 13 a 19 de fevereiro

08/02/2023
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) promoverá, a partir do dia 2 de março, novas turmas do Curso de Formação de Formadores no Contexto da Magistratura (FOFO). As inscrições para o Módulo 1 do Nível 1 podem ser feitas de 13 a 19 de fevereiro, com vagas para magistrados e magistradas, no sistema acadêmico Tutor.

Os servidores e servidoras que tenham interesse em participar devem enviar e-mail, até 19 de fevereiro, para pedagogia_esmam@tjma.jus.br, informando nome, matrícula, CPF e número para contato. 

As aulas acontecem na modalidade EAD, com atividades assíncronas e síncronas (ao vivo).

Com duração de 30 horas-aula, os cursos são credenciados junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), para qualificação pedagógica dos professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas dos tribunais.

As aulas on-line acontecem de acordo com o cronograma abaixo:

  • 06/03 - 14h às 17h

  • 13/03 - 14h às 17h

  • 20/03 - 14h às 17h

  • 24/03 - 14h às 17h

VEJA O CALENDÁRIO DE CURSOS PARA 2023

TUTORES

Participam como tutores Erisevelton Silva Lima - pedagogo, doutor em Educação, atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores. Formador credenciado pela Enfam.

Fábio Penezi Póvoa - juiz de direito (TJPA), com experiência na área de Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador credenciado pela  Enfam.

NOVOS FORMADORES

Nos últimos dois anos, a escola judicial capacitou 185 novos formadores – Níveis 1 e 2. Desde 2021, o conteúdo foi adaptado para ser ofertado na modalidade “a distância”, com duração de 16 a 40 horas-aula. As turmas são organizadas obedecendo critérios de nível, visando ao desenvolvimento de competências de magistrados(as) e servidores(as) que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. Também participam convidados de outros Tribunais, em regime de compartilhamento.

Por meio da Coordenação Pedagógica e Núcleo EAD-ESMAM, foram ofertadas 10 turmas (360 vagas) de Formação de Formadores: FOFO Nível 1 – Módulos 1 e 2 (Formação Para A Docência – Desenvolvimento de Ações Educacionais), e Módulo 3 (Avaliação e Gestão Pedagógica com Uso Métodos Ativos); além do Nível 2 (Oficina de Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem), e a Formação de Tutores no Contexto da Magistratura (Nível 2).

Nessas etapas, a proposta da ação formativa é reorganizar a prática docente do formador, considerando seu percurso de trabalho, suas experiências, a formação, e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

A ideia é de que os participantes estejam aptos a analisar, individual e coletivamente, o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura, bem como a aplicar os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos ao longo dos cursos de formação de formadores na organização da aula e na utilização de metodologias ativas.

Parte do conteúdo é ministrado em aulas síncronas (ao vivo), garantindo a interação necessária entre os alunos e tutores. A presença nas videoconferências, bem como nos fóruns e demais atividades, é imprescindível para emissão da certificação.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS