Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

10 sugestões de leitura com o selo Edições ESMAM

Veja o catálogo com publicações gratuitas para baixar, ler e colecionar

02/12/2022
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão dispõe de um catálogo de obras editadas com o selo Edições ESMAM. Quer conhecer um pouco mais sobre títulos e referências que integram o nosso acervo de livros digitais?  Organize-se, inicie estas leituras imperdíveis para profissionais do direito e áreas afins. São e-books gratuitos para baixar e adicionar à sua biblioteca particular. 

#Diversidade, antidiscriminação: estudos, contextos e vivências 

O e-book é composto por 16 artigos selecionados pela ESMAM, a partir de edital que contempla as áreas de trabalho do Comitê de Diversidade do TJMA, com os temas  - racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia. O conteúdo foi licenciado com Creative Commons e Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que operam na política de acesso aberto (open access) na disseminação de conteúdos de estudos e de pesquisas confiáveis em todo o mundo. 

BAIXAR O LIVRO

#II Concurso Literário Maria Firmina dos Reis: Antologia de textos premiados: poemas, contos e crônicas

A segunda edição do concurso que homenageia a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil, teve como tema a violência doméstica. A antologia, organizada pela Biblioteca da ESMAM, contou com a participação de 18 poetisas, artistas e pensadores das mais variadas origens e diversidades, que celebram a importante herança literária das obras deixadas pela abolicionista, sem descuidar da sua memória de luta por igualdade racial e justiça.

BAIXAR O LIVRO

#Ciência e Justiça: reflexões sobre o papel do Poder Judiciário na efetivação dos Direitos Fundamentais. Estudos em homenagem ao desembargador Lourival Serejo

A obra coletiva foi concebida e elaborada no marco do curso de Doutorado em Direito da UNOESC/ESMAM, composta de artigos escritos por docente e discentes da pós-graduação stricto sensu. São nove artigos acadêmicos de 11 autores, distribuídos em 165 páginas. Os textos analisam, cientificamente, a relação entre Justiça e Ciência, com abordagem concentrada no estudo e na pesquisa de teorias, problemas e mecanismos de efetivação de direitos fundamentais. 

BAIXAR O LIVRO

#Estudos acerca da democracia, dos direitos humanos e dos serviços jurisdicionais: Obra em homenagem ao Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos

O livro, organizado pelo professor doutor Dimas Antônio de Souza (PUC Minas), com prefácio do professor doutor Orides Mezzaroba (presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI), contém 9 artigos de 16 autores e pesquisadores sobre a temática, dentre esses, magistrados e magistradas do tribunal maranhense, doutorandos(as) em Direito, por meio de cooperação técnica entre a ESMAM, Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e TJMA, em parceria com Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

BAIXAR O LIVRO

#I Concurso Literário Maria Firmina dos Reis - Antologia de textos premiados: poemas, contos e crônicas

O Concurso Literário, idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER-TJMA) homenageia a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que, além de primeira romancista negra do Brasil, foi também professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil. Os textos selecionados dos 18 finalistas foram publicados pela ESMAM, em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML), disponibilizado em diversos meios digitais, com vistas a alcançar o maior número de pessoas possível e, assim, divulgar a temática do certame.

BAIXAR O LIVRO

#Direitos Humanos e Fraternidade - Estudos em homenagem ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Recém-lançada pela ESMAM e EDUFMA, a obra coletiva, organizada pelo desembargador Froz Sobrinho (TJMA), é composta de dois volumes, com 66 artigos de 97 autores, que analisam, cientificamente, a temática dos Direitos Humanos e da Fraternidade.

BAIXAR O LIVRO

#Violência de Gênero: contextos e reflexões

São 11 artigos de 19 pesquisadores, com abordagens que envolvem a família, o Estado e toda a sociedade. Organizada pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER-TJMA), a obra evidencia a abrangência das terminologias das violências de gênero, doméstica e familiar e suas conexões com as relações de poder, saúde e segurança pública e violação de direitos humanos.

BAIXAR O LIVRO

#Comunicação&Justiça: dilemas da cidadania na sociedade contemporânea

Nessa obra, o jornalista maranhense Antonio Carlos de Oliveira reúne artigos produzidos a partir de pesquisas e investigações jornalísticas exaustivas sobre a trajetória da democracia brasileira no cenário político nacional, analisando temas como cidadania, legislação e aplicação do Direito.

BAIXAR O LIVRO

#Estudos jurídicos: temas, julgados e discussões

A publicação de caráter interdisciplinar destaca o pensamento jurídico de integrantes do Sistema de Justiça sobre variados temas de interesse público, municiando a comunidade forense, sobretudo a local, com ferramentas adicionais para a construção de uma consciência crítica e para o exercício mais apurado das diversas atividades profissionais ligadas ao Direito.

BAIXAR O LIVRO

#Violência de gênero contra a mulher: estudos, contextos e reflexões

Esse conjunto de textos é uma referência histórica útil para a comunidade jurídica e para aqueles que desejam compreender a violência de gênero – uma das temáticas mais debatidas da atualidade. Contribui para mudança de paradigmas e incentiva o enfrentamento e a não aceitação das desigualdades de gênero.  

BAIXAR O LIVRO

EDIÇÕES ESMAM

O selo editorial Edições ESMAM foi criado em 2007 com o objetivo de fomentar, contribuir e divulgar a produção intelectual de servidores(as), magistrados(as) e demais estudiosos do Direito e de áreas afins. O catálogo da editora possui mais de 17 obras, que versam sobre assuntos de grande relevância no cenário jurídico estadual e nacional.

A Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo atua no planejamento e organização das publicações periódicas, livros aprovados pelo corpo diretivo e pelas comissões específicas dos processos editoriais.

Para ver todos os e-books das Edições ESMAM, clique AQUI

Boa leitura!

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS