Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Eleita nova diretoria da Escola da Magistratura

O desembargador José de Ribamar Castro e a desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro assumirão os cargos de diretor e vice-diretora.

30/11/2022
Ascom TJMA

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) já tem definida a sua diretoria para o biênio 2023/2024. Foram eleitos, em sessão Plenária Administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesta quarta-feira (30), o desembargador José de Ribamar Castro e a desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, que assumirão, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretora.

O nome do desembargador Ribamar Castro foi indicado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten Pereira, e aclamado por unanimidade pelos demais desembargadores que compõem a Corte estadual de Justiça. O diretor eleito teve a prerrogativa de escolher a vice-diretora, convidando Sonia Amaral para o cargo.

Velten parabenizou a nova diretoria, desejando-lhes êxito na condução do trabalho na ESMAM. “Castro tem uma vida dedicada à academia. Tive a honra e a alegria de tê-lo como vice-diretor no período em que fui gestor da ESMAM, e posso atestar sua competência, compromisso e capacidade para dar continuidade ao belíssimo trabalho que vendo sendo desenvolvido pelo desembargador Jorge Figueiredo”, enfatizou.

Castro agradeceu o reconhecimento da Corte e disse que assumirá o compromisso e empenhará esforços para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e aprimorado há anos, pelos gestores que o antecederam. "Honrarei a confiança de todos, contribuindo para que a ESMAM continue sendo centro de excelência na formação dos nossos magistrados, magistradas e de todo corpo funcional do Judiciário”, declarou.

Para a desembargadora Sônia Amaral, a nova parceria deverá agregar ainda mais resultados à escola judicial. “Fiquei muito honrada pela indicação do meu nome. Eu e Castro já caminhamos juntos há algum tempo no âmbito da academia. Agora, tentaremos dar o melhor e estar à altura das gestões anteriores, acrescentando algo mais à exitosa trajetória da ESMAM”, disse.

A indicação para os cargos é feita conforme orientação do Regimento Interno do Tribunal de Justiça (Art. 8º A, inciso VII).

A atual diretoria da ESMAM, que encerra o mandato em fevereiro de 2023, é composta pelo desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos e Josemar Lopes dos Santos, que exerce o cargo de vice-diretor.

Fundada há 36 anos, a escola judicial do Maranhão tem como missão promover a formação inicial e continuada da magistratura e dos profissionais do Judiciário maranhense, oferecendo serviços jurídico-educacionais para a comunidade, contribuindo para aumentar a efetividade na prestação jurisdicional por meio do ensino e da pesquisa.

PERFIS

José de Ribamar Castro é graduado em Filosofia e Direito, e pós-graduado em Filosofia Contemporânea (UFMA) e Direito Processual Civil (UFPE). Professor adjunto de Direito Constitucional, Filosofia Geral e Direito de Família (UFMA); formador da ESMAM; membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; autor de Apontamentos de Organização Social e Política; Lampejos Medievais; Biografia de José Maria de Jesus Marques; Tutela Antecipada e Breves Considerações Históricas sobre a Justiça Militar no Maranhão.

Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é graduada em Direito, mestra em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito pela Universidade Clássica de Lisboa - FDUL) e em Políticas Públicas (UFMA), doutoranda em Direito (UNOESC-ESMAM); professora da disciplina de Juizado Especial Cível e Processo Penal da ESMAM.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS