Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Escritor Cristiano Sardinha está no Café Literário

Autor maranhense concorre ao 7º Prêmio Kindle Amazon de Literatura

21/10/2022
Irma Helenn Cabral

Na nova edição de 2022, o programa Café Literário da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) recebe o escritor, professor e tabelião Cristiano Sardinha. Graduado em Direito, Filosofia e História, ele é autor de "2083 O Julgamento do Vírus", "Deus à luz da razão humana", "Sussurros do Pensamento", "Cartórios e acesso à justiça".

Na entrevista, o autor maranhense, mestre em Cultura e Sociedade, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e doutorando em Direito Constitucional, fala de sua obra mais recente, "A justiça do anjo da morte" - concorrendo ao 7º Prêmio Kindle Amazon de Literatura. Na ficção, Theo é um promotor de justiça que enfrenta a violência, a corrupção e a impunidade que dominam a cidade de Nova Esperança. Um caso de feminicídio traz à tona o seu passado traumático e Theo acaba fazendo um pacto com o Anjo da Morte, que o leva a combater uma organização criminosa com tentáculos nas mais altas esferas do poder.

Sardinha compartilha impressões sobre suas experiências literárias e sintetiza conteúdos valiosos de obras clássicas, como "Meditações" - anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 a 180, que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo, o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento.

"Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é a obra clássica da literatura brasileira analisada pelo escritor, que a enquadra no gênero literário conhecido como sátira menipéia, no qual um morto se dirige aos vivos para criticar a sociedade humana. 

Também está na lista de livros que marcaram sua trajetória, "Sapiens: Uma breve história da humanidade", a obra-prima de Yuval Noah Harari, que o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Na essência, o autor questiona tudo o que se sabe sobre a presença humana no planeta, explorando quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir.

Questionado sobre o que está lendo atualmente, o professor descreve "Zelota: A vida e a época de Jesus de Nazaré" - baseado em uma pesquisa meticulosa do escritor e especialista em religião Reza Aslan, uma viagem à turbulenta época em que Jesus viveu, reconstruindo a Palestina do Século I, em busca do Jesus histórico.

CAFÉ LITERÁRIO

Produzido pela ESMAM, o Café Literário é um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Magistrados, magistradas e outros operadores do Direito compartilham suas impressões sobre o que leem e interpretam, além dos densos textos sobre Direito e Justiça. O objetivo é estimular a leitura de obras importantes e a construção de novos saberes.

A nova edição está disponível nos canais e redes sociais da ESMAM.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA 

 

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Apresentação: Anna Tereza Soares

Filmagem e Edição: Lago Júnior

Assistente de Produção: Leandro Silva e Giuliano Ricci

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS