Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Escritor Cristiano Sardinha está no Café Literário

Autor maranhense concorre ao 7º Prêmio Kindle Amazon de Literatura

Publicado em 21 de Out de 2022, 9h10. Atualizado em 21 de Out de 2022, 10h10
Por Irma Helenn Cabral

Na nova edição de 2022, o programa Café Literário da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) recebe o escritor, professor e tabelião Cristiano Sardinha. Graduado em Direito, Filosofia e História, ele é autor de "2083 O Julgamento do Vírus", "Deus à luz da razão humana", "Sussurros do Pensamento", "Cartórios e acesso à justiça".

Na entrevista, o autor maranhense, mestre em Cultura e Sociedade, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e doutorando em Direito Constitucional, fala de sua obra mais recente, "A justiça do anjo da morte" - concorrendo ao 7º Prêmio Kindle Amazon de Literatura. Na ficção, Theo é um promotor de justiça que enfrenta a violência, a corrupção e a impunidade que dominam a cidade de Nova Esperança. Um caso de feminicídio traz à tona o seu passado traumático e Theo acaba fazendo um pacto com o Anjo da Morte, que o leva a combater uma organização criminosa com tentáculos nas mais altas esferas do poder.

Sardinha compartilha impressões sobre suas experiências literárias e sintetiza conteúdos valiosos de obras clássicas, como "Meditações" - anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 a 180, que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo, o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento.

"Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, é a obra clássica da literatura brasileira analisada pelo escritor, que a enquadra no gênero literário conhecido como sátira menipéia, no qual um morto se dirige aos vivos para criticar a sociedade humana. 

Também está na lista de livros que marcaram sua trajetória, "Sapiens: Uma breve história da humanidade", a obra-prima de Yuval Noah Harari, que o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Na essência, o autor questiona tudo o que se sabe sobre a presença humana no planeta, explorando quem somos, como chegamos até aqui e por quais caminhos ainda poderemos seguir.

Questionado sobre o que está lendo atualmente, o professor descreve "Zelota: A vida e a época de Jesus de Nazaré" - baseado em uma pesquisa meticulosa do escritor e especialista em religião Reza Aslan, uma viagem à turbulenta época em que Jesus viveu, reconstruindo a Palestina do Século I, em busca do Jesus histórico.

CAFÉ LITERÁRIO

Produzido pela ESMAM, o Café Literário é um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Magistrados, magistradas e outros operadores do Direito compartilham suas impressões sobre o que leem e interpretam, além dos densos textos sobre Direito e Justiça. O objetivo é estimular a leitura de obras importantes e a construção de novos saberes.

A nova edição está disponível nos canais e redes sociais da ESMAM.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA 

 

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Apresentação: Anna Tereza Soares

Filmagem e Edição: Lago Júnior

Assistente de Produção: Leandro Silva e Giuliano Ricci

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS