Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de formação de formadores está com inscrições abertas

Podem participar apenas quem concluiu o nível 1 do curso

21/09/2022
Fernando Souza

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abriu inscrições para o nível 2 do curso Formação de Formadores: práticas inovadoras em avaliação e metodologias ativas. A capacitação acontece de 6 de outubro a 6 de novembro e é destinada apenas a profissionais do Judiciário estadual que concluíram o nível 1 da capacitação. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro.

As vagas são limitadas e os profissionais devem atentar para os critérios de inscrição, que será realizada exclusivamente pelo e-mail pedagogia_esmam@tjma.jus.br. Para requerer a inscrição devem ser enviados nome completo, matrícula e cópia do certificado N1M3, que comprova a conclusão do nível 1 da formação.

Sob a tutoria dos formadores Erisevelton Silva Lima e Liliane Campos Machado, a capacitação possui 40 horas-aula e será realizada na modalidade a distância, pela plataforma EAD – ESMAM. O curso segue as diretrizes da Escola Nacional de Formação de Magistrados (ENFAM), que disciplina o credenciamento de cursos oficiais das escolas judiciais.

No nível 2, serão trabalhados conteúdos e práticas que possibilitarão o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens ocorridas em todos os módulos do nível 1, com ênfase no aprofundamento e atualização de temas como avaliação e metodologias ativas. Assim, formadoras e formadores terão a oportunidade de construir um portfólio de técnicas e estratégias de ensino e avaliação, essenciais na prática docente.

Com uma proposta teórica e prática, a formação propõe a realização de oficinas, cuja finalidade é subsidiar os cursistas com conteúdos que envolvam testagem de instrumentos, técnicas e procedimentos avaliativos, aliados aos métodos ativos de aprendizagem. O objetivo é assegurar a assimilação de conhecimentos essenciais para realização de suas aulas com qualidade, tanto no ensino presencial quanto na educação a distância.

Mais informações sobre planejamento do estudo, interação e mídias, responsabilidade de tutores e alunos, avaliação dos cursistas, funcionamento dos fóruns e aprovação podem ser consultadas no projeto do curso.

ACESSE AQUI O PROJETO DO CURSO.

SOBRE OS FORMADORES 

Erisevelton Silva Lima é pedagogo, mestre em Educação, na área de Política e Administração Educacional e doutor em Educação com ênfase em Avaliação. É especialista em Administração Educacional e professor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), além de colaborar na elaboração das diretrizes de avaliação da Escola e ministrar cursos e oficinas para os magistrados das escolas judiciais do país.

Liliane Campos Machado é pedagoga, mestre em Educação Tecnológica, doutora em Educação e pós-doutora em Educação. É professora-adjunta da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior - RIDES. É formadora colaboradora da ENFAM.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231
 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS