Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Capacitação em Governança, Sustentabilidade e Práticas ESG

Curso abordará sobre práticas e políticas focadas em sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social

26/07/2022
Ascom ESMAM

Para ampliar e difundir práticas e políticas focadas em sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social no âmbito do Judiciário, a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceria com o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), promove, nos dias 18 e 19 de agosto, o curso presencial Governança, Sustentabilidade e Práticas ESG

As inscrições para magistrados (as) e servidores(as) estão abertas de 25 de julho a 12 de agosto, no sistema acadêmico Tutor. As aulas, na modalidade presencial, ocorrem no auditório da Associação dos Magistrados – AMMA (Rua dos Búzios – Calhau), Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

GESTÃO DE RISCOS

O objetivo da capacitação é analisar o contexto, conceitos e estratégias organizacionais aliadas à sustentabilidade, gestão de riscos, compliance e à agenda denominada ESG (Environmental, Social and Governance) – ou, em português, Ambiental, Social e Governança, que diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização corporativa.

O conteúdo dinâmico e prático busca, ainda, discutir aspectos que envolvem mudança de conduta e os benefícios provocados pela jornada ESG, enquanto ação coletiva da qual os integrantes do Judiciário podem participar ativamente.

Na fase prática, os participantes poderão utilizar ferramentas de planejamento e contenção de riscos, identificando critérios e requisitos básicos que caracterizam um programa de sustentabilidade efetivo para a instituição.

Atuará como formadora, a consultora em Compliance, Integridade e Governança ESG,  Andrea Leoni, mestranda em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE-FG; analista em Sustentabilidade; especialista em Relações Internacionais e Diplomacia, em Compliance e Integridade Corporativa e em Direito Administrativo e Gestão Pública; conciliadora e mediadora extrajudicial em Métodos Compassivos de Resolução de Conflitos; docente convidada da Escola da Magistratura Federal do Paraná.

PRÁTICAS ESG

Cunhado no mundo corporativo empresarial privado, o termo ESG foi incorporado pelo setor público, no âmbito da administração pública direta e indireta, chegando às empresas estatais, especialmente diante de sua relação com o mercado no qual atuam.

Na seara pública, medidas relacionadas aos critérios ESG correspondem a ações reguladoras e também executoras, voltadas à redução do desmatamento e restauração ecológica; licitações de concessões de rodovias sob condições de redução de emissão de carbono; eliminação de processos físicos com utilização de papel; licitações para compras de suprimentos a partir da qualificação/certificação de fornecedores conforme parâmetros sustentáveis; investimento em energias renováveis e maior transparência de atos de gestão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DIA 18/08/22

UNIDADE I

8h30 - Contexto e conceitos em Sustentabilidade, ESG, Gestão de Riscos e Compliance.

10h30 - Intervalo

11h - Cubo ESG e COSO.

11h30 - Prática Planilha Excel - Ambiente Interno e Ambiente Externo.

12h30 – Intervalo

UNIDADE II

14h - Principais diretrizes e recomendações em sustentabilidade e análise de impacto Regulatório enquanto estratégia ESG: Plano de Ação Diagnóstica

16h - Intervalo.

16h30 - Prática Planilha Excell: Registro de Demandas e Classificação.

18h - Encerramento

DIA 19/08/22

UNIDADE III

8h30 - Governança 5.0 e Sociedade 5.0 – Direitos Humanos e Riscos Psicossociais / Matriz de Materialidade ESG

10h30 - Intervalo

11h - Prática Planilha Excell: Riscos ao Desempenho Sustentável, Probabilidade e Impacto.

12h30 - Intervalo

UNIDADE IV

14h -     Relatórios em Sustentabilidade: Redes de Engajamento, Evidências e Impacto

Desagregar dados ESG – Jurisdição de Paisagem.

16h - Intervalo

16h30 - Prática Planilha Excell: Formulário Qualitativo de Coleta de Dados

Benchmark e Entorno

18h - Conclusão

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS