Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Veja o calendário de cursos da ESMAM para o mês de julho

Temas estão relacionados às demandas de formação das unidades administrativas e judiciais do TJMA e CGJ-MA

16/06/2022
Ascom ESMAM

Estarão abertas, a partir do dia 20 de junho (segunda-feira), no Sistema Acadêmico Tutor, as inscrições para os cursos de formação continuada e capacitação da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), para o mês de julho. São diversas opções de atividades, a maioria inéditas, com temas selecionados a partir das necessidades de capacitação/formação solicitadas pelas unidades administrativas e judiciais do Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral. 

Os temas compreendem os diversos ramos do Direito, Gestão Judiciária, Línguas, Responsabilidade Social, Diversidade, Saúde e Qualidade de Vida, Tecnologias e Educação. Em julho, os destaques são os cursos de Português Jurídico, Libras Intermediário, Dosimentria da Pena, Gerenciamento de Projetos, Diversidade e Deocolonialidade - para servidores e servidoras. Os magistrados e magistradas podem se inscrever em Temas Contemporâneos no Diteito de Família e Improbidade Administrativa. Para ambos os públicos, serão ofertados: curso para Facilitadores em Justiça Restaurativa: circulos de construção de paz; Como Trabalhar com Homens Autores de Violência de Gênero: noções para desenvolver o trabalho com grupos reflexivos - turma 2; Intervenção para Facilitadores de Práticas Restaurativas e Governança, Sustentabilidade - Práticas.

A programação está sujeita a alterações e pode ser acessada no site da ESMAM (www.tjma.jus.br/esmam), no botão “calendário de cursos”. A participação nos cursos é regulamentado pela Instrução Normativa ESMAM 04/2016.

ESPECIALIZAÇÃO 

A ESMAM e o TJMA, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, prossegue com as aulas de 51 cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade Educação a Distância (EaD).  Os beneficiários são profissionais do TJMA ativos, ocupantes de cargos da magistratura e outros (tanto estáveis quanto comissionados). A iniciativa compõem um programa institucional caracteristicamente singular, implementado por intermédio da PUC Minas Virtual (que é a denominação do respectivo Núcleo de EaD), e que são reconhecidos pela qualidade da plataforma utilizada, pela relevância temática e pelos altos índices de avaliação obtidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC).

MESTRADO 

O Mestrado em Ciências Sociais para profissionais do TJMA segue com aulas presenciais em São Luís (uma semana por mês). Continuam também as tratativas para abertura de 30 vagas no Mestrado Interinstitucional em Direito (Minter), em São Luís, junto à PUC Minas, em parceria com a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).   

DOUTORADO 

Prossegue conforme calendário previsto o doutorado em Direito - acordo de cooperação entre ESMAM, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e AMMA - com aulas presenciais em Chapecó (SC), aulas online e seminários de pesquisa em São Luís. 

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS