Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Biblioteca da ESMAM recebe doação de obra editada por profissionais do TJMA

O juiz Marco Adriano Fonseca e mais três servidores estão entre os autores da obra organizada pela professora Meryl Marylyne Renee Thiel

04/05/2022
Ascom ESMAM

A obra Direito Econômico: entre a influência internacional e a brasileira, editada pela EDUFMA, está disponível para consulta e empréstimo na Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). A coletânea de artigos foi doada pelo juiz Marco Adriano Fonseca, um dos autores do livro, produzido com participação de profissionais do Tribunal de Justiça, 

A obra foi elaborada durante o Curso de Introdução aos Mecanismos de Justiça em Direito Internacional Econômico, ministrado no Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir de uma  abordagem holística e com pesquisas acadêmicas contemporâneas sobre a temática, organizada pela professora Meryl Marylyne Renee Thiel.

Entre os servidores do TJMA, participaram como autores:  Pedro Nilson Moreira Viana (Assessor Jurídico e de Relações Institucionais da Corregedoria Geral da Justiça CGJ-TJMA), com o tema Diálogos institucionais e federalismo: o exemplo brasileiro, que teve como coautor Elder Maia Goltzman.

Os métodos adequados de resolução de conflitos internacionais e o direito brasileiro, foram analisados por Maria Isalete dos Santos Barreto (Técnica Judiciária, mediadora, conciliadora judicial, instrutora do Curso de Instrutores de Conciliadores e Mediadores (TJMA-CNJ), formadora de cursos de formação de conciliadores e mediadores no Maranhão, das Oficinas de Parentalidade e de Comunicação Não-Violenta), sendo coautora Sarah Sousa Saad.

O juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, formador da ESMAM e da ENFAM, presidente do Comitê de Diversidade do TJMA, publicou artigo sobre A dimensão internacional do combate à corrupção sob a perspectiva da sociedade de risco, em coautoria com Ronaldo Soares Mendes.

A analista judiciária bibliotecária Joseane Cantanhede destacou que a doação é relevante para incremento do acervo e, sobretudo, para divulgação do livro. “É um reforço desse espaço como disseminação das produções intelectuais do corpo funcional do Poder Judiciário do Maranhão”, acrescentou.

BIBLIOTECA DA ESMAM

O serviço de consulta e empréstimo dos materiais da Biblioteca da ESMAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, obedecendo as recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação.

A equipe da Biblioteca também atende solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail bibliotecaesmam@tjma.jus.br.

Mais informações, na ESMAM, Rua Búzios, SN - Calhau ou pelo telefone (98) 3235 3231.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS