Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Conheça novos requisitos sobre resumo, resenha e recensão

Profissionais do TJMA têm acesso às normas na plataforma Target GedWeb

05/01/2022
Ascom ESMAM

Para quem tem dúvidas quanto aos novos requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões, a Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), selecionou o que há de mais atual, segundo a NBR 6028, publicada em 19 de maio de 2021 e regulada pelo Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-014). A iniciativa faz parte do projeto Biblioteca nas Mídias, na série Ponto Acadêmico, que visa auxiliar magistrados(as) e servidores(as) na execução de seus trabalhos científicos.

 

PONTO ACADÊMICO

CONFIRA AS ATUALIZAÇÕES:

Resumo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento;

Resumo indicativo: trabalho que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original;

Resumo informativo: trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original;

Resenha: análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento;

Recensão: análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista;

Palavra-Chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

ACESSO ÀS NORMAS DA ABNT

Membros e servidores (as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) têm acesso à plataforma Target GedWeb - que permite visualizar, pesquisar e imprimir, tanto as normas brasileiras (ABNT NBR) como as normas Mercosul (AMN) e documentos regulatórios críticos.

O acesso é possível graças a um contrato celebrado entre o Judiciário, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, e a empresa responsável pelo Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios Target GedWeb.

CONSULTA E EMPRÉSTIMO

O serviço de consulta e empréstimo da Biblioteca da ESMAM funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, obedecendo as recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação.

A equipe da Biblioteca também atende solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail bibliotecaesmam@tjma.jus.br.

Mais informações, na ESMAM, Rua Búzios, S/N – Calhau, ou pelo telefone (98) 3235 3231.

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS